Cadê você?

TRAIDORES DA BOCA GRANDE


 

Os vereadores Isaac Silveira, PCdoB, Anderson de Tuca e Seu Marco ensaiaram uma traição tripla, mas foram descobertos por olheiros do governador Belivaldo Chagas, PSD, que mandou chamar o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, e pediu que desse um “corrimão” nos três traidores. Parece que o aperto deu certo e os três desistiram de trair o Governo. Isaac é do PCdoB e seria uma senhora sacanagem se pulasse para outro lado.

Dizem por ai que se os vereadores Anderson Santos da Silva (Anderson de Tuca), Marcos Antônio Soares de Souza (Seu Marcos) e Isaac de Oliveira Silveira forem pegos traídos, haverá uma operação cirúrgica, igual um cabra faz em Dores. Ele consegue tirar todo espinhaço da traíra e ela vira filé. Claro que no casos dos três nobres edis a espinha dorsal são os cabos eleitorais que eles precisam para a reeleição.

Comentam que os três são fartamente beneficiados pelo Governo do Estado, onde seus cabos eleitorais têm cargos em comissão com polpudos salários. Ninguém a troco de que os três nobres edis querem trair o Governo.

É bom ficar de olho neles, porque trair e coçar, é só começar, como diz o velho ditado popular e a voz do povo é a razão da vida.

Afinal, dizem que eles têm a  boca grande, e engolem tudo que veem pela frente, desde que haja uma baita vantagem.

3

REGISTRO

Encerrado o prazo para realização das convenções, os partidos políticos terão até as 19h, do dia 15 de agosto, para registrar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a chapa completa – com candidatos a presidente e a vice, bem como as siglas que integram a coligação. Catorze nomes foram aprovados nas convenções partidárias para disputar a Presidência da República em outubro.

4

 

CAMPANHA

Somente após o prazo final para registro das candidaturas, os partidos poderão colocar a campanha oficialmente na rua. Segundo a Lei Eleitoral, a partir do dia 16 de agosto, os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão fazer comícios e usar equipamento de som fixo. Também podem fazer campanha em carros de som e usar alto-falantes ou amplificadores de som em suas sedes e comitês.

5

PUBLICIDADE

Estão autorizadas, até o dia 6 de outubro, véspera do primeiro turno, a distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas e o uso de carro de som pelas ruas, divulgando jingles ou mensagens dos candidatos. Até 5 de outubro, são permitidos anúncios pagos, na imprensa escrita, e a reprodução, na internet, limitados a dez por veículo, em datas diversas, para cada candidato, com tamanho máximo de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tabloide.

6

PLANO DE MIDIA

Na segunda quinzena deste mês, o TSE se reunirá com os partidos políticos para aprovar o plano de mídia do horário eleitoral gratuito, que entrará no ar nas emissoras de rádio e televisão a partir do dia 31 de agosto. No total, serão 35 dias de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, em dois blocos diários, além das inserções ao longo da programação.

7

APRESENTAÇÃO NO HORÁRIO

Na mesma reunião, que acontece até o dia 24 de agosto, será sorteada a ordem de apresentação de cada candidato no horário eleitoral gratuito. A campanha presidencial vai ao ar às terças, quintas e aos sábados, em dois blocos de 12 minutos e 30 segundos, às 7h e às 12h, em cadeia nacional de rádio, e às 13h e às 20h30, nas emissoras de TV.

8

TEMPO

O tempo de cada partido varia de acordo com o tamanho da bancada de deputados federais e com as legendas que integram a coligação do presidenciável. Pelo tamanho dos partidos individualmente, os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm mais tempo no horário gratuito que os demais.

9

 

SEM HORÁRIO

Também às terças e quintas e aos sábados será veiculada a propaganda eleitoral dos candidatos a deputado federal. A campanha para governador, senador e deputado estadual/distrital vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras. No domingo não há horário eleitoral gratuito.

10

VAGAS

A equipe de manutenção da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) apagou a sinalização de vagas de estacionamento na rua Campo do Brito, no bairro São José, delimitadas de forma ilegal. O caso também foi comunicado às autoridades policiais.

11

DENÚNCIA

A situação foi solucionada graças à denúncia feita por um cidadão através da central de atendimento da SMTT – 118. O agente de trânsito mais próximo esteve no local, checou a procedência, e imediatamente acionou a coordenação de sinalização para apagar a delimitação de vagas feita.

12

INVESTIGAÇÃO

Além da remoção da pintura, a SMTT apreende materiais utilizados na obstrução da via. Além disso, a polícia é acionada para que investigue possíveis casos de ameaça e extorsão por pessoas que realizam cobrança ilegal pelo estacionamento. Situações semelhantes devem ser denunciadas pela população ao órgão municipal de trânsito pelos telefones 118 ou 3238-4646.

13

TREINAMENTO

​Cerca de 90 servidores de prefeituras sergipanas participam do curso “Orçamento Público: Planejamento, Execução e Controle”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), através da Escola de Contas (Ecojan). O treino começou ontem e termina hoje, terça-feira, 7.

ORÇAMENTO

Responsável por ministrar o conteúdo, o analista de controle externo II do TCE/SE, Alaelson Cruz, defende a ideia de que os próprios municípios devem construir o orçamento. “Tudo começa na elaboração do orçamento. E, por isso, entendo que os orçamentos municipais não podem ser mais elaborados por assessorias externas. Elas podem até ajudar e assessorar, mas o orçamento tem que ser feito com o envolvimento dos servidores, prefeito, todos os vereadores e da população”.

POPULAÇÃO

Segundo o técnico do TCE, um orçamento bem elaborado começa com a identificação da necessidade da população. O ciclo orçamentário, por exemplo, começa na elaboração da proposta orçamentária e isto tem início com o diagnóstico, no qual se levanta quais são as necessidades públicas, os recursos que o município dispõe, e em seguida é feito o planejamento em cima destas informações.

SIMPLÓRIO

“Não é um processo simplório, mas não é tão complicado. Na verdade, os municípios já sabem como fazer, mas o que enfatizamos no curso é a forma de melhorar este processo, onde se pode avançar e ter bons orçamentos”, explica Alaelson Cruz. Ele observa ainda que, quanto menor o município, maior tem sido a probabilidade de o orçamento vir com falhas. “Já vi casos em que o orçamento de um município foi copiado de outro, inclusive, deixando o nome do município”, comenta o analista, acrescentando que, nos grandes municípios do Estado isto ocorre com menos freqüência devido ao quadro de servidores mais qualificado.

PLANEJAMENTO

Outro ponto fundamental é que um planejamento de orçamento mal feito costuma atrapalhar sua execução no futuro. “Por isso, muitos prefeitos reclamam que a Câmara de Vereadores engessa a gestão porque não dá um volume alto de suplementação. E precisam, muitas vezes, de 80% de suplementação porque o orçamento foi mal feito”, diz Alaelson Cruz.

LAGARTO

Um dos participantes, o servidor da Prefeitura de Lagarto, Marcio Alves, considera positivo o aprendizado adquirido. “Esta iniciativa do Tribunal de Contas se transforma num projeto de grande valia para que os municípios tenham um auxílio, através do órgão externo de fiscalização, para elaborar e executar o orçamento de acordo com as normas que regem a Lei Orçamentária, PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) ”, afirmou Márcio.

Por Cláudio Botafogo Messias

sua foto do perfil, A imagem pode conter: Amaral Cavalcante