Esporte


Brasil conquista vaga nas finais da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica da Espanha

Conjunto está classificado para a decisão de cinco arcos, após obter nota que superou potências da modalidade

Da redação, Santo André (SP) – A ginástica rítmica brasileira conquistou um excelente resultado na Copa do Mundo de Guadalajara, na Espanha, nesta sexta-feira (4). A Seleção de Conjunto conquistou vaga nas finais de cinco arcos, após uma nota bastante consistente (17,300). O resultado das classificatórias deixou a equipe à frente de países com bastante tradição na modalidade como a Espanha e Ucrânia.

“Foi uma estreia maravilhosa”, comemorou a treinadora do conjunto, Camila Ferezin. “Estamos muito felizes, pois mesmo com 18 países na disputa, conseguimos entrar na final à frente de grandes potências como Ucrânia, Espanha e França. Também fomos os primeiros classificados das Américas, mais uma vez à frente dos Estados Unidos”, completou.

“Temos que levar em conta que tivemos uma grande falha e, mesmo assim, conseguimos uma excelente nota. Agora é manter o foco e competir bem também amanhã na série de cordas e bolas”, destacou Camila.

O Brasil ainda entrou em cena no primeiro dia das classificatórias com a Seleção Individual, com Natália Gaudio e Bárbara Domingos. No arco, Natália obteve 12,700 pontos e Bárbara 11,600. Já na bola, Natália somou 11,200 e Bárbara 13,450.

Monika Queiroz, técnica de Natália, acredita que a sequência das classificatórias, amanhã, pode ser melhor. “A Natália não fez uma boa prova de bola, mas o arco foi médio. Vamos seguir pensando positivo e firme para as apresentações de amanhã com as maças e a fita.”

Amanhã, a programação tem início às 10h (horário de Brasília), com as classificatórias individuais de maçãs e fita. O conjunto será a partir das 14h com a série de três bolas e duas cordas.

Programação
*Horário de Brasília

Sábado (5)
10h – Classificatórias individuais – macas e fita
14h – Classificatórias conjunto – três bolas e duas cordas

Domingo (6)
10h – Final individual – arco
10h35 – Final individual – bola
11h15 – Final conjunto – cinco arcos

11h55 – Final individual – macas
12h30 – Final individual – fita
13h15 – Final conjunto – três bolas e duas cordas

Maior programa de detecção de talentos do Handebol recomeça

Espírito Santo recebe primeira edição dos acampamentos regionais do ano, com atletas da categoria juvenil masculino

Da Redação, Santo André (SP) – O maior projeto de detecção de novos talentos do Handebol brasileiro recomeça nesta sexta-feira (dia 4) e segue até domingo (dia 06). Vitória, no Espírito Santo, receberá o primeiro acampamento regional do ano, dando sequência ao trabalho exitoso realizado em 2017, que permitiu a observação de centenas de jogadores das categorias de base, além do aprimoramento da formação de dezenas de profissionais que trabalham com a modalidade.

O objetivo principal da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) é trabalhar com os jovens talentos desde cedo, permitindo a reposição constante de peças em todas as categorias e um desenvolvimento contínuo dos atletas visando as seleções principais. A entidade já está investindo na formação dos times que irão aos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028.

“No ano passado, tivemos um balanço muito positivo, observamos uma evolução técnica muito grande dos meninos e das meninas. Agora, queremos manter o mesmo grau de detecção de talentos e ver saltos de qualidade naqueles atletas que foram observados anteriormente”, diz Washington Nunes, coordenador dos acampamentos masculinos e técnico da seleção adulta.

“Ficamos muito satisfeitos com o fato de todos os presidentes das federações estaduais, na Assembleia Extraordinária da CBHb, terem apontado os acampamentos como o maior e melhor produto do Handebol brasileiro em 2017”, festeja o treinador.

A segunda etapa das atividades acontecerão em Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins, não contemplados no ano passado.

Técnicos de cada um dos estados indicarão os cinco melhores jogadores de cada posição nas categorias infantil, cadete e juvenil masculinas e femininas, totalizando 210 atletas por acampamento —os eventos começam nesta semana e vão até o fim de julho.

Os 66 que se destacarem em cada uma das categorias serão selecionados para os acampamentos nacionais, de agosto a dezembro, no Centro de Treinamento de São Bernardo do Campo (SP).

“Mas ainda estaremos de olho nas competições regionais. Um jogador que perder o acampamento por lesão, doença ou algum outro motivo ainda terá a chance de ser observado e de integrar esse grupo final”, ressalta Nunes.

Nos acampamentos, os 35 atletas serão divididos em dois grupos de trabalho: um 18 e outro com 17, para que o desgaste físico seja equilibrado e os conteúdos mais bem repassados. As aulas práticas terão trabalho de aquecimento, ações coordenativas, prevenção de lesão, jogos em espaço reduzido,  número menor de jogadores, tomadas de decisão 2×1, 3×2, 4×3 e 6×5, contra-ataque, retorno defensivo, formação defensiva em 5-1 e construção de ataque contra defesas 5×1 e 6×0, entre outros.

As atividades serão acompanhadas por profissionais das seleções brasileiras e por professores e técnicos locais, promovendo um intercâmbio de experiências. Para os acampamentos nacionais, são convidados treinadores estaduais para ajudar nos treinos e alguns professores jovens, que terão a chance de aprender ainda mais com a observação do trabalho. Qualquer professor do Brasil interessado em aprimorar seus conhecimentos é bem-vindo para assistir aos acampamentos nacionais —no entanto, não receberá ajuda de transporte e alimentação.

“O projeto nos dá a oportunidade de trabalhar com profissionais de Handebol de diversas áreas e, acima de tudo, de auxiliar na formação deles”, diz Nunes.