Aracaju, 6 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Escolas estaduais reforçam acolhimento e apoio emocional nos dias que antecedem o Enem

Compartilhe:

Escolas estaduais reforçam acolhimento e apoio emocional nos dias que antecedem o Enem----6 de NOVEMBRO 25

Quarta-Feira, 05 de Novembro de 2025 às 14:45:00

Rede pública estadual de ensino mobiliza professores e equipes pedagógicas para garantir confiança, tranquilidade e motivação aos estudantes antes das provas

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

Nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as escolas da rede pública estadual de ensino intensificam ações de acolhimento e incentivo aos estudantes. Com atividades motivacionais, revisões de conteúdos e orientações sobre organização e bem-estar, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) reforça o compromisso de preparar os alunos não só academicamente, mas também emocionalmente, para que eles cheguem às provas mais confiantes e tranquilos.

No Centro de Excelência Santos Dumont, em Aracaju, a preparação para o Enem foi reforçada com uma grande revisão de Linguagens, conduzida pelos professores da disciplina. O encontro reuniu os alunos da 3ª série em um momento de aprendizado intenso e foco nos principais assuntos da prova, como interpretação de texto, gêneros textuais, gramática, artes e comunicação, fortalecendo o conhecimento e a confiança nessa reta final.

Como parte das ações de acolhimento e preparação emocional para o Enem, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, também localizado na capital sergipana, promoveu um momento de descontração no Parque da Sementeira. A atividade contou com a participação dos alunos da 3ª série do ensino  médio em um espaço ao ar livre para relaxar, interagir e aliviar a tensão antes das provas, reforçando a importância de cuidar da mente e do corpo para chegar ao exame com equilíbrio e confiança.

“Nessa reta final é o momento de ter um lazer, em que eles precisam parar, relaxar e tranquilizar o psicológico, para que no domingo façam uma prova excelente. Eles são capazes e já vêm se preparando há muito tempo e agora é o momento de relaxar, curtir o ambiente e os amigos”, disse Liliane Pina, diretora do Atheneu Sergipense, a respeito dos últimos momentos anteriores à prova.

Ao longo do ano letivo de 2025, o Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, em Umbaúba, sul sergipano, tem desenvolvido uma série de ações voltadas à preparação para a prova. Entre elas, destacam-se simulados interdisciplinares, oficinas de redação, aulões e revisões temáticas, além de atividades motivacionais para fortalecer a autoconfiança dos alunos. Com essas iniciativas, a escola reforça seu compromisso com a qualidade do ensino e com a formação integral dos estudantes, garantindo uma preparação completa para o exame.

Em Itabaiana, agreste sergipano, o Colégio Estadual Nestor Carvalho promoveu uma palestra motivacional para os estudantes que se preparam para o Enem. A ação buscou fortalecer a autoconfiança e o equilíbrio emocional, ressaltando a importância de cuidar da mente para um bom desempenho. Em um ambiente leve e inspirador, os alunos aprenderam técnicas para manter o foco, controlar a ansiedade e acreditar em seu potencial, com dinâmicas que estimularam o pensamento positivo e a motivação para o grande dia.


Essas iniciativas refletem o compromisso da rede estadual de ensino com uma formação que vai além dos conteúdos curriculares, valorizando também o cuidado emocional e o bem-estar dos estudantes. Ao promover momentos de acolhimento, revisão e descontração, as escolas fortalecem a confiança e o senso de pertencimento dos alunos, demonstrando que o sucesso no Enem é resultado não apenas do estudo constante, mas também do equilíbrio entre mente e corpo.
 
Revisão Final


Mais de seis mil alunos de todo o estado, tanto do ensino regular como do Pré-Universitário do Governo de Sergipe, convergirão para a revisão final, na sexta-feira, 7, no Constâncio Vieira, em Aracaju. 
A revisão é considerada a maior do gênero no país e envolve o investimento do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), na logística, produção e acolhimento desde a chegada dos estudantes, almoço, materialEscolas estaduais reforçam acolhimento e apoio emocional nos dias que antecedem o Enem didático até o retorno.