Aracaju, 20 de outubro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Educação Nota 10 celebra esforço e dedicação de quem transforma ensino público em Sergipe

Compartilhe:

Educação Nota 10 celebra esforço e dedicação de quem transforma ensino público em Sergipe----14 de outubro 25

Terça-Feira, 14 de Outubro de 2025 às 16:30:00

Evento premiou compromisso de diretores, professores, gestores e servidores na melhoria dos indicadores educacionais da rede estadual

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

O Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, foi palco, nesta terça-feira, 14, da entrega da premiação do Programa de Resultados na Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino – Educação Nota 10. A iniciativa é destinada às unidades escolares, professores e servidores pelo desempenho no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese 2024).

O objetivo do programa é reconhecer as melhores práticas voltadas para a educação e os profissionais que contribuem para a melhoria do ensino da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe. Mais do que isso: o Educação Nota 10 valoriza aqueles que fazem o dia a dia da educação sergipana, com muita capacidade e determinação em transformar vidas todos os dias.

É o caso de Leonardo Lima, professor de Língua Portuguesa do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, contemplado com a premiação. Ele reforçou que ter o trabalho reconhecido e valorizado aumenta a vontade de desenvolver mais atividades que contribuam para o avanço dos estudantes. “Esse prêmio é resultado de um trabalho de um ano inteiro. São atitudes como essa que fazem com que os professores sintam prazer em atuar em sala de aula e contribuir para a educação pública do estado”, ressaltou.
O Atheneu foi uma das unidades que conquistou medalha de bronze no eixo Pódio Ensino Médio, com Idese 5,3 em 2024, ao lado dos Centros de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim; o e Epifânio Dória, de Poço Verde. Para a diretora da unidade, Sergipense, Liliane Pina, a iniciativa é um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Este é um momento de valorização dos professores e de toda a equipe, e isso fortalece uma educação pública de qualidade. Estamos muito felizes com o reconhecimento”, considerou. 
A Escola Estadual Monsenhor Marinho, do município de Lagarto, recebeu medalha de ouro no eixo Pódio da Alfabetização, com 84% dos estudantes com alfabetização desejável em 2024; e a Escola Estadual Rotary Clube, também de Lagarto, foi ouro no eixo Pódio dos Anos Iniciais, com o Idese 7,9 em 2024. Já o Colégio Estadual Professora Maria Lucilene de Almeida Santos, do município de Tobias Barreto, recebeu medalha de prata no eixo Pódio dos Anos Finais, com Idese 6,3 em 2024.
No eixo Avanço Escolar, foram premiadas escolas que apresentaram os maiores crescimentos na alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, nos anos finais do ensino fundamental, e no ensino médio. Uma das unidades contempladas foi a Escola Estadual Professor Valnir Chagas, representada pela diretora, Andreia Abreu. Segundo ela, o prêmio é um reconhecimento do trabalho de toda a equipe da gestão e dos servidores da escola.“Nos sentimos muito gratos pela premiação do Educação Nota 10, mostra o resultado positivo que os nossos professores vêm buscando. É algo que fazemos desde o planejamento, e hoje estamos colhendo os frutos do resultado de 2024, além de buscar também os resultados para 2025”, afirmou.

No eixo Diretoria de Educação Destaque, todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) desempenharam papel fundamental, alcançando resultados notáveis e projetos inovadores. Para representar tal excelência, a diretora da DRE 02, Daniela Silva, recebeu o prêmio Diretoria Regional Destaque pelo desempenho ao obter crescimento nas etapas de alfabetização, anos iniciais, anos finais do ensino fundamental, e o 1º lugar no Idese 2024 nas etapas de alfabetização, anos iniciais, anos finais e ensino médio.

Em seu pronunciamento oficial, a diretora destacou a extrema importância de reconhecer as iniciativas que transformam a educação e geram resultados significativos. “Sem o esforço dedicado à educação, o progresso não seria possível. É importante reconhecer todos esses profissionais que se dedicam diariamente para aprimorar a educação, sempre idealizando um futuro melhor. A responsabilidade de todos que atuam na educação é fundamental. A melhor educação é aquela que valoriza a dedicação dos profissionais, respeitando suas contribuições”, reforçou. 

Sobre o prêmio

Nesta edição, um total de R$ 31,8 milhões foram distribuídos em premiações distribuídos a 158 escolas e 6.848 servidores. Ao todo, as premiações contemplam 4.075 professores e 2.773 demais servidores. No eixo Pódio Escolar foram 120 premiações em 108 escolas distintas; no eixo Avanço Escolar, 190 premiações em 149 escolas distintas; e na categoria Diretorias de Educação Destaque, todas as dez DREs foram premiadas.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, essa é uma iniciativa de apoio para os profissionais que acolhem, cuidam e transmitem conhecimento aos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. “Nós precisamos reconhecer esses profissionais, premiar e entender a importância deles na vida dos nossos estudantes. Esse é um programa muito importante, e estamos aqui pelo terceiro ano consecutivo premiando e reconhecendo a excelência do trabalho deles”, destacou.