Aracaju, 14 de setembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

DEMANDA ENERGÉTICA EM DISCUSSÃO

Compartilhe:

LÍDERES ESTADUAIS FÓRUM

Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025 às 15:15:00
Sedetec discute demandas energéticas em fórum de líderes estaduais do setor
Assembleia do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME) debateu estratégias para a transição energética e infraestrutura do segmento de gás natural
Foto 1
Foto 1
Foto 1

Nesta terça-feira, 5, foi realizada a 3ª Assembleia Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME) 2025, em Belo Horizonte (MG). O Governo de Sergipe foi representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio do secretário Valmor Barbosa. O órgão é a principal plataforma de articulação entre gestores públicos estaduais para dialogar sobre o setor energético.

Na ocasião, foi conduzida a Consulta e Audiência Pública da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a caracterização de gasodutos de transporte, com o intuito de debater a regulação da infraestrutura do setor de gás natural no Brasil. A programação do FNSME também incluiu temas estratégicos sobre a transição energética, como a promoção de minerais críticos, energia firme para o mercado de data centers e demandas de cada região.

Para o secretário Valmor Barbosa, a presença nos encontros do fórum reflete a postura participativa e democrática do Governo de Sergipe frente às discussões sobre energia. “A transição energética e o desenvolvimento do setor são questões cruciais para Sergipe. Estamos construindo nosso Plano Estadual de Transição Energética e preparando o estado para o cenário socioeconômico que se aproxima com as operações do projeto Sergipe Águas Profundas. Além disso, aguardamos a implantação de um data center e centro de pesquisa, que irá gerar novas demandas. Tudo isso nos coloca em uma posição estratégica no debate nacional”, pontuou.

Fórum

O FNSME tem a missão de promover o fortalecimento dos estados brasileiros no setor de Minas e Energia, visando a inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico inclusivo. Entre seus principais valores estão a inovação e a cooperação federativa.