Aracaju, 17 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

CIN Neonatal avança em Sergipe com novas entregas e reconhecimento das famílias e instituições

Compartilhe:

CIN Neonatal avança em Sergipe com novas entregas e reconhecimento das famílias e instituições---17 DE NOVEMBRO 25

Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025 às 16:00:00

Projeto garante identidade para bebês e suas mães ainda na maternidade

Foto 1
Foto 1

O Governo de Sergipe realizou nesta segunda-feira, 17, mais uma entrega do CIN Neonatal na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. Lançado no último dia 29 pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o projeto garante que recém-nascidos e suas mães recebam a Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda dentro da unidade, tornando Sergipe um dos primeiros estados do país a ofertar o documento diretamente na maternidade.

Durante a nova etapa, as famílias celebraram o serviço. O pai Rodrigo Paulino, acompanhado da esposa Alessandra Melo e da pequena Nycolle, relatou a emoção com a ação. “Foi a melhor coisa que aconteceu comigo. Eu tenho três filhas. Nunca aconteceu isso. Essa é a primeira vez aqui, em Sergipe. A galera está de parabéns”, considerou.

A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, reforçou que o projeto representa um marco historicamente importante na proteção integral da primeira infância. “Cada bebê que sai daqui com sua identidade sai também com um direito garantido. Isso é proteção, é acesso, é dignidade. Estamos criando um novo jeito de cuidar desde o primeiro dia de vida, com cidadania e segurança. É o reflexo do nosso trabalho chegando para quem está na ponta”, destacou.

A promotora de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), Euza Missano, ressaltou a importância social do projeto. “Iniciativas como essa são extremamente importantes, fruto de uma parceria do Ministério Público, governo do Estado e da Secretaria. Esse aparelho é de fundamental importância para esses neonatos, para esses bebês que já saem daqui com a sua identificação, assim como também os seus pais”, afirmou.

As entregas seguem ao longo das semanas, com atendimento contínuo dentro da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, reforçando a política de proteção à primeira infância em Sergipe.