Aracaju, 17 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Blitz dos Direitos Humanos marca presença em prévia carnavalesca com ações de conscientização

Compartilhe:

Blitz dos Direitos Humanos marca presença em prévia carnavalesca com ações de conscientização---17 DE NOVEMBRO 25

Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025 às 10:30:00

Iniciativa da Seasic reforça o combate ao trabalho infantil, ao racismo, à LGBTfobia e incentiva o respeito às mulheres

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), por meio da Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos, realizou no último fim de semana a Blitz dos Direitos Humanos durante o Pré-Caju, em Aracaju. A ação levou conscientização e orientação ao público que participou da prévia carnavalesca, reforçando pautas essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, segura e acolhedora.

Ao longo do circuito, equipes distribuíram materiais informativos, dialogaram com foliões e promoveram abordagens educativas sobre o combate ao trabalho infantil, ao racismo, à LGBTfobia e sobre a importância do respeito às mulheres. A iniciativa buscou sensibilizar a população sobre direitos fundamentais, ao mesmo tempo em que estimulou uma cultura de paz e convivência saudável durante a festa.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou que ações como essa aproximam o poder público da população em momentos de grande circulação. “A Blitz dos Direitos Humanos é sobre proteger, orientar e lembrar que cada pessoa tem dignidade e direitos que precisam ser respeitados. O Pré-Caju é um evento que celebra alegria, mas, também, é um espaço para reforçar mensagens que salvam vidas e transformam comportamentos”, afirmou. 

Para a diretora de Inclusão e Direitos Humanos da Seasic, Isabel Ferreira, o impacto da ação vai além da festa. “Quando a gente conversa com as pessoas e entrega informação qualificada, cria uma rede de cuidado que continua depois dos blocos e trios. É sobre combater violências, desconstruir preconceitos e fortalecer o compromisso coletivo com os direitos humanos”, explicou.

Entre as pessoas abordadas pela equipe estava Larissa Mendonça, mãe de duas crianças pequenas, que elogiou a presença da Blitz. “É muito importante ver esse tipo de trabalho aqui. Vim curtir com meus filhos e me senti mais segura sabendo que tem gente orientando, olhando e lembrando que criança tem que brincar, não trabalhar”, comentou.

A foliã Gabriela Nunes, que curtia o Pré-Caju com um grupo de amigas, também destacou a relevância da ação. “A festa fica muito melhor quando a gente vê que existe um cuidado com o respeito às mulheres e com a diversidade”, considerou.

A iniciativa integra as ações permanentes da Seasic para promoção dos direitos humanos e fortalecimento das políticas de inclusão em Sergipe, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o combate às desigualdades e à violência em todas as formas.