Aracaju, 23 de setembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Aracaju tem risco médio de infestação pelo Aedes aegypti

Compartilhe:

MOSQUITO

Segundo a Secretaria de Saúde, os principais focos do mosquito continuam sendo os depósitos de água, como tonéis e lavanderias, responsáveis por 54,08% dos criadouros.
Por g1 SE

03/06/2025 15h14 Atualizado há 3 horas

Aedes aegypti — Foto: Banco de Dados/Reprodução/Arquivo
Aedes aegypti — Foto: Banco de Dados/Reprodução/Arquivo

Aracaju tem índice de 1,5% considerado de médio risco para infestação pelo Aedes aegypti. Os dados são do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado no mês de maio e divulgados nesta terça-feira (3), pela Secretaria Municipal da Saúde.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp

Segundo a SMS, dos 48 bairros de Aracaju, 14 estão classificados como satisfatórios (baixo risco), 34 em médio risco e nenhuma localidade está atualmente em alto risco.

Ainda de acordo com a secretaria, houve um aumento expressivo nos índices de infestação, no Bairro 17 de Março, que passou de 0,0% para 3,2%, e na Atalaia, que saltou de 0,9% para 3,6%. A previsão é que nesses locais ações de endemias sejam aumentadas.

Os principais focos do mosquito continuam sendo os depósitos de água, como tonéis e lavanderias, responsáveis por 54,08% dos criadouros. Outros locais como vasos de plantas, lajes e reservatórios domésticos somam 30%, enquanto o descarte irregular de lixo e entulho em terrenos baldios representa 10,06%.