Aracaju, 13 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Após suspensão do tratamento de pacientes com doenças raras no HU em Lagarto, MPF realiza audiência

Compartilhe:

O MPF informou que já existe uma decisão judicial que trata da necessidade de estruturação desse tipo de atendimento. É esperado que os representantes do HU e da SES apresentem uma solução para a questão.
Por g1 SE e TV Sergipe

08/05/2025 16h51 Atualizado há 13 horas

MPF realiza reunião sobre serviço de diagnóstico e atendimento de doenças raras

Após a suspensão do serviço de diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças raras no Hospital Universitário de Lagarto, o Ministério Público Federal em Sergipe realizou uma audiência pública na nesta quinta-feira (8) para debater o assunto.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

De acordo com o MPF, o paciente com doença rara que precisa de diagnóstico e tratamento em Sergipe pelo SUS tem somente os dois hospitais universitários do estado. Com a suspensão de um deles, a situação piorou. Há uma fila de espera de cerca de 500 pessoas.

O MPF informou que já existe uma decisão judicial que trata da necessidade de estruturação desse tipo de atendimento. É esperado que os representantes do HU e da Secretaria Estadual da Saúde tragam uma solução para a questão.

O Hospital Universitário de Lagarto funciona por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Em nota, o HU informou que a solução depende de uma pactuação entre os entes federativos.

A diretoria de atenção especializada afirmou que o atual contrato prevê o número de 50 atendimentos por mês.

Uma nova audiência foi marcada para a próxima segunda-feira (12) no Ministério Público Federal.

Sede do MPF em Sergipe — Foto: Reprodução/ TV Sergipe
Sede do MPF em Sergipe — Foto: Reprodução/ TV Sergipe