Segunda-Feira, 03 de Novembro de 2025 às 14:45:00
Adema reúne municípios para formação de Pontos de Apoio Municipais do Cadastro Ambiental Rural
Evento integra Mutirão do Código Florestal em agenda pré-COP30 realizada nacionalmente pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Gestão e Inovação




A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) reúne municípios, nesta terça-feira, 4, para lançamento dos “Pontos de Apoio Municipais do Cadastro Ambiental Rural – CAR”. O evento acontece no auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, a partir das 8h30, e integra o “Mutirão do Código Florestal”, uma agenda Pré-COP30 que será realizada nacionalmente de forma simultânea, sob a coordenação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Presidência da COP30.
Em Sergipe, a Adema abordará a importância do Cadastro Ambiental Rural – CAR para as atividades produtivas no campo e para o meio ambiente, e disponibilizar a adesão a capacitações para os municípios que desejarem realizar cadastros e retificações do CAR através das suas Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e correlatas, como explica o presidente da Adema, Carlos Anderson Pedreira. “É uma ação de grande importância para ampliar o suporte aos pequenos agricultores do nosso estado, que encontram dificuldades com o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural. Para tanto, a Adema disponibilizará, aos municípios que queiram aderir, formações técnicas e acesso a perfil específico para a função de retificação dentro da plataforma”, pontua.
Durante o evento, também será assinado Termo de Cooperação Técnica entre a Adema e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para a oferta de suporte para a regularização do CAR aos pequenos agricultores atendidos em Assistência Técnica e Extensão Rural.
Sobre o CAR
O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional obrigatório para imóveis rurais de todo o país, cujo objetivo é unir e padronizar todas as informações ambientais das propriedades e posses rurais necessárias para controle, monitoramento e combate ao desmatamento, dentre outras finalidades.
No entanto, inconsistências no CAR podem impossibilitar o proprietário de acessar crédito rural; impedir a autorização para supressão de vegetação nativa e outras licenças ambientais; além de restringir o acesso a programas de apoio e pagamentos por serviços ambientais governamentais.
Enquanto gestora estadual do CAR, a Adema identificou uma grande quantidade de inconsistências nos cadastros, principalmente das pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, e já vem realizando mutirões de Regularização do CAR nas edições do Sergipe é Aqui. Agora, busca a união de esforços com os municípios para que possam também orientar seus pequenos produtores no processo de regularização.