Segunda-Feira, 01 de Dezembro de 2025 às 18:45:00
Também foram entregues os cartões aos municípios de Umbaúba, Cristinápolis, Arauá e Santa Luzia do Itanhy




Uma nova etapa de entregas do Cartão Mais Inclusão (CMais) Mulher, programa desenvolvido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), foi iniciada nesta segunda-feira, 1º, em Estância, município do sul sergipano. O evento contou ainda com a participação dos municípios de Umbaúba, Cristinápolis, Arauá e Santa Luzia do Itanhy, que também contam com mulheres contempladas.
O CMais Mulher garante o pagamento de seis parcelas no valor de R$ 500,00 cada para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e que atendam aos critérios estabelecidos em lei. Na etapa atual, 679 mulheres serão contempladas. Com isso, o programa alcança a marca de mais de 2.800 sergipanas (mais de 1,6 mil somente em 2025).
O benefício de transferência de renda representa um avanço nas ações de proteção à mulher no estado, conforme destacou a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia. “É executado em rede por diversos órgãos. É uma mão do Estado que chega para dizer a essas mulheres que elas não estão sozinhas. A SPM segue ampliando o CMais Mulher, que visa atender ao disposto na Lei Maria da Penha, quanto à criação de mecanismos para coibir a violência doméstica, buscando ainda a garantia de subsistência mínima dessa mulher para sair do ambiente do agressor”, salientou.
Ainda segundo a secretária da SPM, a ampliação do alcance do programa reforça o compromisso do Governo do Estado com as políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher. “Vale destacar que, além do benefício financeiro, acolhemos essa mulher psicossocialmente, disponibilizando ainda capacitação e buscamos incluir no mercado de trabalho”, pontuou.
Para a secretária adjunta de Políticas para a Mulher de Estância, Guadalupe Batista, o CMais Mulher representa muito mais do que um benefício financeiro. “É uma ferramenta concreta de autonomia, dignidade e reconstrução de vida para mulheres que enfrentam situações de violência. A parceria com a SPM é fundamental para garantir acesso direto a esse auxílio financeiro. O programa fortalece a capacidade da mulher de tomar decisões, planejar seu próprio caminho e reconstruir sua independência. Ele devolve voz, escolhas e mobilidade, elementos essenciais para que ela possa seguir adiante longe da violência e próxima de novas possibilidades”, ressaltou.
Qualificação profissional
Também em Estância, a SPM promoveu a aula inaugural da ‘Oficina de Empregabilidade’, uma ação promovida em parceria com o Instituto Ágatha, por meio do ‘Projeto Elas no Comando’. O objetivo é fortalecer a autonomia econômica das mulheres do município. A atividade será realizada até o dia 5 deste mês, no Centro de Formação da Mulher.
A ‘Oficina’ integra as ações da SPM para fomentar oportunidades de qualificação, geração de renda e inclusão produtiva para mulheres em todo o estado, impulsionando a independência financeira , ampliando perspectivas profissionais e fortalecendo o protagonismo feminino. “Estamos trazendo oportunidades para essas mulheres. E a SPM continuará fazendo tudo o que é possível para aperfeiçoar essas mulheres e facilitar a inserção no mercado de trabalho”, destacou a secretária executiva da SPM, Isabela Mazza.