Enem teve questões vazadas? Enem 2025 será anulado? Quem é Edcley? Entenda polêmica que levou à anulação de 3 questões
Veja perguntas essenciais sobre o caso que levou o Inep a anular três questões e acionar a Polícia Federal.
Por Redação g1
18/11/2025 17h05 Atualizado há 12 horas

Live antecipou questões do Enem; 3 foram anuladas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular três questões do Enem 2025 após analisar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados na prova e acionou a Polícia Federal para investigar a divulgação do material.
Veja abaixo 8 perguntas essenciais para entender o caso:
1. O Enem 2025 teve vazamento de questões?
O Inep afirma que não houve vazamento. Segundo o órgão, nenhuma questão foi apresentada tal qual na prova de 2025. O instituto reconhece “similaridades pontuais” entre itens aplicados e aqueles divulgados em uma live dias antes da prova, mas mantém a posição de que o exame segue “lisura, isonomia e validade”.
2. Então por que três questões foram anuladas?
Ao analisar “relatos de antecipação de itens similares”, a equipe técnica decidiu anular três itens. A decisão se baseou em informações internas sobre a montagem da prova e na identificação de que algumas perguntas divulgadas antes do exame eram muito parecidas com as que apareceram nas provas de domingo. Ainda não se sabe quais foram as questões anuladas.
3. O Enem 2025 corre risco de anulação?
Não. O Inep declara que o exame está mantido, e que o cancelamento de questões é uma medida prevista dentro da metodologia da prova. Não há qualquer indicação, nos documentos oficiais, de anulação das provas.
4. O que a Polícia Federal está investigando?
A PF foi acionada pelo Inep para apurar a autoria e a conduta na divulgação das questões semelhantes às aplicadas. O objetivo é verificar possível quebra de sigilo ou má-fé na divulgação de itens que pertencem ao Banco Nacional de Itens.
5. Quem é Edcley Teixeira?
Ele é o responsável pela live que exibiu, cinco dias antes do Enem, 6 questões quase idênticas às que apareceram na prova. Edcley se apresenta como “estudante de Medicina da periferia” e vende serviços de mentoria e consultoria para vestibulandos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/R/a/JjiSrbTXGYt1oCjuHFcA/post-mec.png)
Post do MEC mostra Edcley em maio de 2025 — Foto: Reprodução/Redes sociais
6. Quais questões de Edcley são semelhantes às do Enem?
O Enem 2025 teve seis questões quase idênticas às exibidas por Edcley em live. Uma delas é a pergunta sobre fotossíntese oxigênica.
Versão de Edcley:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/S/B/cuA4itTaOGdEWMfse0ow/agua-edcley.png)
Questão postada por Edcley antes do Enem – fotossíntese — Foto: Reprodução/Redes sociais
Questão do Enem 2025:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/0/KmHanLQKOcUvv9pDlZsg/agua-enem-.png)
Questão do Enem 2025 sobre fotossíntese — Foto: Reprodução
7. Como ele afirma ter previsto as questões?
Edcley diz ter utilizado:
- memorização de perguntas do Prêmio CAPES Talento Universitário,
- análises próprias da Teoria da Resposta ao Item (TRI),
- suposta “engenharia reversa” dos padrões do Enem,
- acompanhamento de chamadas públicas e de perfis de professores que elaboram itens.
Nenhuma dessas associações foi confirmada pelo Inep.
8. O Inep confirma relação entre o prêmio da CAPES e o Enem?
Não. O Inep jamais confirmou qualquer vínculo entre os dois exames. Ainda assim, Edcley e pessoas próximas relatam, nas redes sociais e em materiais de divulgação de suas mentorias, que ele participou de pré-testes realizados como parte de processos acadêmicos — inclusive associados ao Prêmio Capes — etapa que, segundo o Inep, permite o contato prévio com itens que podem ou não compor futuras edições do Enem, mas não estabelece qualquer relação direta com o formato avaliativo da Capes ou com resultados do Enem.
O Inep não reconhece nem valida qualquer alegação de acesso privilegiado por participantes de pré-testes e afirma que segue “rigorosos protocolos de segurança” na elaboração das provas e no uso do Banco Nacional de Itens.
Resumo do dia
De segunda a sábado, as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.Inscreva-se e receba a newsletter
Para se inscrever, entre ou crie uma conta Globo gratuita.
Comentários (7)
Acesse sua Conta Globo e participe da conversaClique aqui para fazer login

Sugerida para você