Cabos irregulares de telefonia e internet começam a ser removidos no Centro de Aracaju
Ação visa ordenar a infraestrutura e evitar riscos. Mais de 16 toneladas de cabos fora do padrão já foram retiradas em Sergipe neste ano, de acordo com a Energisa.
Por g1 SE
17/11/2025 08h55 Atualizado há 2 horas
- Cabos de telefonia e internet irregulares e clandestinos começam a ser retirados no Centro de Aracaju.
- A ação, inicialmente prevista para 2026, foi antecipada para este ano e está alinhada com um cronograma definido em parceria com o Ministério Público Estadual.
- Os trabalhos são conduzidos pela Energisa com o apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal.

Cabos irregulares de telefonia e internet começam a ser removidos no Centro
Nesta segunda-feira (17), cabos de telefonia e internet irregulares e clandestinos começaram a ser retirados no Calçadão das Laranjeiras no Centro de Aracaju.
Os trabalhos são conduzidos pela Energisa com o apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal. A ação está alinhada com o cronograma definido em parceria com o Ministério Público Estadual.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
“É muito importante que a gente explique para todas essas empresas que estão clandestinas que não voltem a cabear porque nós também faremos audiência com a presença da delegacia de defesa do consumidor porque iremos já tratar das questões referentes a possibilidade de responsabilização criminal por este ato, porque isso não só deixa a cidade do ponto de vista visual muito ruim, mas sobretudo prejudica a segurança”, disse promotora do consumidor, Euza Missano.
De acordo com a Energisa, a medida faz parte de um mutirão que já removeu mais de 16 toneladas de cabos desordenados e fora dos padrões técnicos e de segurança no estado em 2025.
As empresas de telecomunicações e internet que possuem contratos com a Energisa foram notificadas nos meses de abril, setembro e no início de novembro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/P/N/SeQQOYQOq7TrzA0UvUbw/energisa.jpg)
Energisa inicia retirada de cabos irregulares de telefonia e internet no Centro — Foto: Ascom
Ainda segundo a Energisa, uma ferramenta online permitirá que os clientes verifiquem quais empresas de internet e telefonia estão regularizadas, a partir da localidade da sua unidade consumidora.
“Essa pesquisa permite identificar quais empresas estão em conformidade contratual com a Energisa, ou seja, aquelas autorizadas a utilizar a infraestrutura da distribuidora para instalar seus cabos de telecomunicação/Internet próximas à unidade consumidora. É essencial que essas empresas mantenham o cadastro da rede sempre atualizado junto à Energisa, garantindo que toda a infraestrutura instalada esteja devidamente registrada e regularizada”, explicou o gerente da empresa, Thyago Tanouss.