Aracaju, 17 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Secretaria de Estado da Saúde entrega cadeira de rodas adaptada a atleta paralímpico

Compartilhe:

Secretaria de Estado da Saúde entrega cadeira de rodas adaptada a atleta paralímpico---17 DE NOVEMBRO 25

Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025 às 15:45:00

Iniciativa apoia a prática do esporte bocha, fundamental para a promoção da inclusão e o desenvolvimento de habilidades motoras de pessoas com deficiência

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta segunda-feira, 17, a entrega de uma cadeira de rodas adaptada para a prática do esporte bocha, jogo de estratégia e precisão, fundamental para a promoção de inclusão social e desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. A entrega foi feita ao atleta paralímpico Sérgio Cauã, de 17 anos, com paralisia cerebral, e ação aconteceu no Centro de Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), considerado referência estadual e responsável por transformar a vida de sergipanos por meio do acompanhamento humanizado de pacientes com deficiência.

O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou a importância da iniciativa para a prática do esporte no estado, promovendo cada vez mais saúde e bem-estar à população. “O nosso atleta Cauã vai participar do campeonato de bocha adaptado, e o Governo do Estado, mais uma vez, se faz presente com a entrega da cadeira de rodas adaptada. Nosso objetivo é possibilitar que ele desenvolva, cada vez melhor, a prática do esporte. Estamos felizes em contribuir para que ele tenha um grande desempenho e alcance excelentes resultados durante a competição”, afirmou.

Para o atleta, o esporte é fundamental, pois auxilia no fortalecimento do corpo, além de promover inclusão social e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. “Estou animado e ansioso para competir, mais uma vez, nos jogos paralímpicos, desta vez no Rio de Janeiro. Quero trazer um resultado positivo e representar muito bem o meu estado. Para mim, receber essa cadeira de rodas adaptada é uma verdadeira bênção e fará toda a diferença”, comemorou. 

Qualidade de vida

A bocha é um esporte democrático que pode ser praticado por qualquer pessoa. Durante as partidas, os jogadores lançam bolas grandes o mais próximo possível de uma bola menor, chamada bolim, para marcar pontos. O jogo pode ser disputado individualmente ou em equipes, e vence quem tiver mais bolas próximas ao bolim ao final de cada rodada. 

A prática estimula a coordenação motora e oferece benefícios físicos e emocionais, sendo especialmente recomendada para pessoas com disfunções motoras. Além disso, contribui para a prevenção de rigidez muscular e aumento da autonomia, melhorando a qualidade de vida.

A treinadora Nivalda Simões, que acompanha Cauã nos treinos e competições, explica que a entrega da cadeira de rodas representa um marco para a bocha em Sergipe. “Cauã vinha treinando em cadeiras que não são adaptadas para a bocha, o que dificultava o lançamento das bolas. A gente trabalhava com o que tinha e, agora, fomos agraciados com essa cadeira adaptada. Agradeço ao Governo de Sergipe por esse incentivo a um esporte tão importante e por promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio da prática esportiva. Espero que essa conquista possa incentivar outras pessoas a praticar essa modalidade esportiva”, celebrou.