Aracaju, 3 de novembro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Mais 35 beneficiários conseguem perder peso com o auxílio do programa ‘Ipes Leve’ e recebem certificados 

Compartilhe:

Mais 35 beneficiários conseguem perder peso com o auxílio do programa ‘Ipes Leve’ e recebem certificados ----3de NOVEMBRO 25

Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2025 às 14:30:00

Mais 35 beneficiários conseguem perder peso com o auxílio do programa ‘Ipes Leve’ e recebem certificados 

Neste ano, mais de 50 pessoas finalizaram a ação realizada no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

Tratar a obesidade é um desafio, pois se trata de uma condição que vai além da medicina, envolvendo costumes e a cultura de uma sociedade. Ciente desta complexidade, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) desenvolve o ‘Ipes Leve’, um programa de redução da obesidade, que nesta sexta-feira, 31, realizou o 2º Encontro de entrega de certificados aos participantes.

Desenvolvido no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, o Ipes Leve consiste no acompanhamento multidisciplinar, nas áreas de endocrinologia, psicologia, clínica geral, enfermagem e nutrição, de participantes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. No período de seis meses eles passam por consultas regulares, nas quais há monitoramento e orientação dos pacientes em prol do emagrecimento baseado na reeducação alimentar.

Neste segundo grupo, 35 pessoas foram certificadas e somadas aos 20 primeiros participantes, totalizam 55 pacientes com menor massa corporal alcançada. A funcionária pública aposentada Claudice Gaspar, que eliminou 6kg, tomou conhecimento do programa durante sua rotina de consultas na unidade, por ser pré-diabética há cerca de três anos. Para ela, o que mais contribuiu para a sua mudança e a chegar ao bom resultado foi o desenvolvimento da consciência pela busca de uma melhor qualidade de vida.

“Quando eu conversei com a assistente social ela me falou do Ipes Leve e me interessei, porque eu não quero fazer cirurgia, é fora de cogitação. Então vim e estou saindo, mas um pouco triste porque estou indo embora. Eu amei, não só pelo programa e também pelos médicos e as enfermeiras. A equipe toda, eu não tenho nem o que dizer, me ajudou muito mesmo. Você vai trabalhar com o seu emocional principalmente, não pode confiar só em médicos, tem que fazer por onde, também. O medicamento ajuda também, mas você tem que estar igualmente comprometida”, contou a beneficiária, elogiando a ação.

Já o beneficiário Robson Lisboa, que eliminou 5,5kg, a princípio nem pretendia a perda de peso. O resultado veio como uma consequência da prioridade dada por ele à saúde, a partir das orientações recebidas nas reuniões semanais do programa. “Eu realmente gostaria de agradecer a toda a coordenação, as nutricionistas, todas as médicas aqui, todos que são exemplos de pessoas com força de vondade. Agradeço demais a essa equipe competente do Ipes Leve por estar nos apoiando”, disse durante o encontro.

Ipes Leve

A enfermeira do programa Rachel Rezende, conta que a iniciativa acontece desde 2023, mas neste ano de 2025 o incremento do apoio psicológico foi um diferencial. “A saúde mental é muito importante para o controle da obesidade. Porque muitos tinham problemas de ansiedade, depressão e acabavam levando isso na própria alimentação. Aquela compulsão alimentar, aquele estímulo beliscador. Então, isso favoreceu a melhora desses pacientes na questão mental. Então, com isso, houve resultados mais positivos com a perda de peso. Eles ficaram mais acolhidos, à vontade, e isso trouxe motivação porque a cada mês, diante da diminuição de 2kg, se colocássemos a meta de mais 2kg, isso dava motivação para eles. Então, hoje, estamos encerrando com essa conquista de alguns pacientes durante a sua trajetória no programa”, avaliou a enfermeira.

Na programação do encontro houve a participação do psicólogo Mário Bruno, que desenvolveu um bate papo com o tema “Cuidar de si é seguir em frente: a conquista continua”, e também da nutricionista Graziella Roberta, que abordou a “Alimentação saudável no dia a dia: construindo hábitos que transformam”. Ambos os profissionais integram a equipe multidisciplinar no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde.

Segundo a coordenadora do Centro, Cristianne Oliveira, o Ipesaúde dará continuidade ao programa, que vem se mostrando um sucesso pela adesão e resultados alcançados. Em novembro, mais um grupo passará pelo acompanhamento.