Aracaju, 25 de outubro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Teatro da Vila da Criança envolve público com peças lúdicas e valoriza artistas sergipanos

Compartilhe:

Teatro da Vila da Criança envolve público com peças lúdicas e valoriza artistas sergipanos----24 de outubro 25

Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025 às 15:50:00

Gratuito e aberto, espaço promove apresentações que incentivam criatividade e imaginação de crianças e democratiza acesso à arte

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

Celebração da infância, a Vila da Criança 2025 conta com uma série de atrações na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, que estimula a brincadeira, a convivência social e a imaginação. Na iniciativa do Governo do Estado, o público tem acesso a espaços como o Teatro, que diariamente apresenta peças lúdicas infantis e valoriza as artes cênicas sergipanas.

Gratuito e climatizado, o espaço exibe dois espetáculos por dia, às 18h e 20h, e tem capacidade para até 130 pessoas. São apresentações que unem diversão e cultura, incentivando a criatividade, promovendo aprendizados e democratizando o acesso à arte. As peças são produzidas especialmente para crianças, com linguagem, abordagem e temas infantojuvenis, e as convidam a entrar em um mundo imaginativo.

Segundo a artista Cecé Vieira, do grupo Mamulengo Baile Estrela, que apresentou o espetáculo ‘A menina que sonhava em dançar forró com Jesus’, o envolvimento do público infantil com o teatro é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. “É uma ludicidade que entra no cognitivo, que faz com que a criança sonhe, interaja, entre no personagem, vivencie emoções – tristeza, alegria. O teatro é uma vivência que só experimentando é possível saber como é”, afirma.

Já o artista César Leite, que exibiu a peça ‘Palhaço Sempre Palhaço’, ressalta o caráter educativo desempenhado pelo Teatro. Ele explica que, por meio da arte, é possível transmitir informações e ensinamentos de uma forma mais leve para as crianças. “O trabalho que mostrei passou por temas como superação e motivação para atravessar momentos difíceis. Então, eu consigo fazer uma reflexão de uma forma suave e ainda divertir a plateia”, destaca.

O Teatro da Vila funciona, ainda, como vitrine do talento sergipano: toda a programação é composta por artistas e grupos locais. A valorização traz mais segurança ao setor, incentivado a produzir mais diante do calendário das vilas temáticas do Governo de Sergipe, como a Vila do Forró e a Vila da Páscoa, que contam com o espaço teatral.
De acordo com o ator Adriano Souza, da Cia Saurus, o cenário vivido pelo segmento em Sergipe hoje é inédito. “Por onde eu passei, não encontrei nenhum festival com o tamanho, o respeito, grandeza e estímulo à produção cultural local, como está sendo a Vila da Criança. O teatro é essencial. Arte e cultura são um direito, inclusive das crianças”, defende.

Aprovação

O Teatro é sucesso de público, com presença de dezenas de famílias que veem o local como uma atração imperdível da Vila. Esse é o caso da aposentada Maria de Fátima Ferreira, que visitou a iniciativa do Governo de Sergipe acompanhada dos netos Lismary Emanuelle, 10 anos, e Davi Brayan, 7. “É muito importante que as crianças tenham acesso desde cedo ao teatro. Aqui, eles se divertem e interagem. Os meus netos amam”, conta.

Lismary diz que, apesar de gostar das demais opções da iniciativa, tem o Teatro como o seu local preferido de toda a Vila. “Eu acho muito legal e divertido. É minha atração favorita porque chama a minha atenção e incentiva a minha imaginação”, considera ela, que já visitou o espaço nas outras vilas temáticas realizadas pelo Governo de Sergipe. 

A chefe de cozinha Lu Andrade visitou a Vila da Criança com a filha Maitê, 4, e o marido Isac Goes. Ela destaca a gratuidade como um dos principais atrativos do Teatro. “Sem isso, acredito que muitas pessoas não teriam condições de visitar um espaço como esse. É a primeira vez que temos isso aqui, em Aracaju, porque antes as opções eram o Parque da Sementeira, a praia. Não havia eventos como este. E neste ano está ainda melhor, com muito mais brinquedos e atrações”, avalia.

A entrada gratuita foi o que fez a dona de casa Silvia Batista ir ao Teatro da Vila com a filha, a pequena Eloá Vitória, 4. Mãe atípica, ela ressalta a importância da iniciativa. “Às vezes, a gente não tem condições de levar os filhos para um lugar pago e, na Vila, o governo oferece de graça, podemos trazê-los para se divertir. Temos que aproveitar. É um benefício para todo mundo”, considera. 

O Teatro não é só de graça, mas inclusivo. Para garantir acessibilidade, a segunda sessão diária oferece intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), e pessoas com deficiência, autistas e neurodivergentes têm prioridade na entrada. Assim como os demais espaços da Vila, o objetivo é garantir que todos possam brincar e se divertir sem distinção.

Vila da Criança

Com programação até o próximo domingo, 26, a Vila da Criança segue oferecendo diversas atrações ao público, como arena gamer, cinema, parque de diversões, roda-gigante, brinquedos acessíveis, casas temáticas e minicidade.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com o apoio da Netiz e Iguá, e patrocínio do Banese.