Aracaju, 22 de outubro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Segunda edição do ExpoBarão incentiva criatividade, conhecimento e inovação

Compartilhe:

Segunda edição do ExpoBarão incentiva criatividade, conhecimento e inovação----21 de outubro 25

Terça-Feira, 21 de Outubro de 2025 às 16:30:00

Estudantes e professores da unidade de ensino expuseram trabalhos voltados à aquaponia, afroturismo, além de criação de peixes, desenhos em grafites, entre outros

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

O Centro de Excelência Barão de Mauá, unidade de ensino em tempo integral de Aracaju, promoveu no dia 18 de outubro a segunda edição do ExpoBarão. A feira de exposição é a culminância das diversas atividades de iniciação científica desenvolvidas ao longo do ano pelos professores e também, com apoio de estudantes do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibics) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Tendo 20 estandes, o ExpoBarão é considerado o grande evento científico da instituição, principalmente porque foi aberto a toda comunidade escolar e seu entorno, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentar o que vem desenvolvendo ao longo do ano em diversas áreas do conhecimento. “Este momento foi uma verdadeira celebração do esforço, da criatividade e do comprometimento de todos os envolvidos. Por meio de seus projetos, os alunos demonstraram suas soluções inovadoras, aprofundando o aprendizado em temas relevantes e contribuindo com propostas que impactam positivamente a comunidade escolar e a sociedade”, destaca o diretor Luciano Rodrigues.

Dentre os projetos mais destacados, a aquaponia foi um dos grandes sucessos, unindo a criação de peixes com o cultivo de plantas de forma sustentável, demonstrando como é possível alavancar a produção de alimentos de maneira ecológica e eficiente. 

O projeto antirracista também teve grande destaque, com o afrofuturismo; personalidade negra; desenho e grafite, promovendo discussões e reflexões sobre igualdade racial e a importância de combater o preconceito no dia a dia, como também, nos projetos meninas nas ciências e engenharias, clube do livro e práticas de redação.

A produção de sabão, com foco em práticas sustentáveis, destacou-se como uma iniciativa que alia a conscientização ambiental à prática de hábitos mais responsáveis e ecológicos.

O ‘Artesanar’ encantou a todos com as peças artísticas criadas pelos alunos, enquanto o projeto English Songs Project trouxe apresentações musicais, ligando a arte à aprendizagem da língua inglesa de uma maneira divertida e criativa.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão da Educação em Tempo Integral (Ngeti), Erbson Rodrigues, a iniciativa reforça a perspectiva do currículo integrado na Escola de Educação Integral, que se manifesta por meio de projetos de iniciação científica que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento e a integração de saberes. “É importante destacar que a aprendizagem por projetos de iniciação científica é uma metodologia fundamental, que aliada à docência compartilhada, possibilita a articulação de conhecimentos em diferentes níveis, potencializando o desenvolvimento dos estudantes”, disse.

Além disso, o evento contou com projetos como hora de decolar; tecnoaqua; tecnobots; canteiro inteligente; energia e sustentabilidade; um rio por trás da escola; poluição química doméstica; química dos refrigerantes; e essências da terra, os  quais evidenciaram as habilidades dos alunos em ciências e tecnologias de ponta. As apresentações sobre fontes de energia renováveis mostraram alternativas sustentáveis para um futuro mais verde e responsável com o meio ambiente.

O projeto da hortatec demonstrou a importância do cultivo de alimentos saudáveis e da alimentação consciente. Cada um desses projetos refletiu o empenho dos alunos em buscar soluções práticas para questões que impactam o mundo em que vivemos.

Para encerrar, o projeto Revista do Barão foi uma mostra do talento dos estudantes para a escrita e a comunicação. Com essas  publicações, os alunos puderam expressar suas ideias, compartilhar histórias e promover discussões sobre temas de relevância.

“A exposição de todos esses projetos foi uma excelente oportunidade para reconhecer o esforço coletivo, a dedicação ao aprendizado e a contribuição dos alunos para a construção de uma comunidade mais consciente, criativa e engajada. O evento não apenas valorizou as realizações dos estudantes, mas também reforçou a importância de um ensino que vai além da sala de aula e se conecta diretamente com as necessidades e desafios da sociedade”, disse o diretor do Centro de Excelência Barão de Mauá, em Aracaju, Luciano Rodrigues.