Aracaju, 8 de outubro de 2025

Logo Diário Brasileiro

Presídio Feminino de Sergipe recebe diversas ações de prevenção ao câncer de mama

Compartilhe:

Presídio Feminino de Sergipe recebe diversas ações de prevenção ao câncer de mama---7 DE OUTUBRO 25

Terça-Feira, 07 de Outubro de 2025 às 16:30:00

Ação contou com apresentação cultural e palestras sobre a saúde da mulher. Programação segue com rodas de conversa, exames preventivos e atividades de autoestima durante todo o mês

Foto 1
Foto 1
Foto 1
Foto 1

“O pensamento é livre. Alimentar os bons pensamentos melhora a saúde e também é uma forma de cultivar projetos para quando vocês saírem aqui do Prefem”. A mensagem assertiva é da secretária de Estado da Justiça, Viviane Pessoa, que abriu nesta terça-feira, 7, a Programação do Outubro Rosa no Presídio Feminino de Sergipe, um mês dedicado aos cuidados com a saúde da mulher e à conscientização sobre a importância do autoexame para prevenção ao câncer de mama. Durante a abertura, a secretária agradeceu aos parceiros que somaram forças para que as ações sejam desenvolvidas ao longo deste mês.

Para realizar o Outubro Rosa no Prefem, a Secretaria de Estado da Justiça aliou-se mais uma vez à Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Tribunal de Justiça, Projeto Amor Além dos Muros, instituições religiosas, dentre outros parceiros. Segundo a diretora do Prefem, Mônica Barreto, o laço rosa simboliza esperança, autocuidado e boa vida. “Nesse mês reforçamos a importância de cuidar da saúde e de incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo. Que essa campanha inspire gestos de solidariedade, acolhimento e consciência entre todas as mulheres”, pontua a diretora.

Ainda durante o evento de abertura houve participação do Coral Liberta-se, formado por mulheres privadas de liberdade, e apresentação de uma paródia musical sobre o Outubro Rosa ao ritmo de Lambada. Com o apoio da área educativa do Prefem, as internas A.S e E.V foram as responsáveis pela produção musical, que arrancou gritos, movimentos corporais e lágrimas. A paródia dizia: “Este mês é para se cuidar. Somos mulheres bonitas e empoderadas. Precisamos nos autoconhecer. Não deixar para depois. Faça o autoexame. Se achar um caroço, procure o seu médico. O C.A. tem tratamento e tem cura”.

A diretora do Núcleo de Ressocialização Social (Nures), Edjane Marinho, informa que também vão ser realizadas programações voltadas à autoestima da mulher. “Teremos palestras com professores de instituições de ensino superior, que vão trabalhar a educação em saúde para essas mulheres aqui dentro da Unidade. Além disso, teremos ações voltadas ao empreendedorismo, em parceria com a Secretaria da Mulher. Ou seja, é uma ação intersetorial voltada para o fortalecimento dessas mulheres em privação de liberdade e que faz com que o trabalho de reinserção da Secretaria de Justiça se fortaleça”, revela Marinho.

Para Renata Montarroyos, mastologista do ‘Amor além dos muros’, o projeto não seria possível se não houvesse tanto apoio. “Agradecemos à Sejuc e aos nossos parceiros. A gente está no terceiro ano de atividades e é um projeto que vem tendo resultados positivos. O projeto Amor além dos muros começou com três médicas e a ideia inicial era que a gente levasse saúde educativa aos presídios da cidade. O amor além dos muros, literalmente. Na carreta realizamos mamografia e levamos noções de autocuidado, bem como os sinais de alerta da doença, como está o cenário do câncer de mama no país. Tem sido gratificante participar do Outubro Rosa aqui no Prefem”, reforça a médica.

A Programação do mês Outubro Rosa encerra com a Carreta do Amor. “Mais uma vez conseguimos a Carreta para fazer exames. Ela ficará estacionada em frente ao Prefem e será possível fazer exames de prevenção como mamografia, ultrassom mamária, transvaginal e exame citológico. É um mês voltado à saúde da mulher, à saúde de quem está aqui no Presídio Feminino; o público trans, o público LGBTQIAPN+ que está aqui. É um momento de despertar para a prevenção ao câncer de mama, com o autoexame. Esse olhar que a mulher precisa ter para a sua saúde. Essa consciência de que a prevenção começa com a nossa própria ação. A gente não precisa esperar o outro. Com a nossa própria ação, a gente começa a prevenção”, informa a secretária Viviane Pessoa.