Quinta-Feira, 02 de Outubro de 2025 às 16:00:00
Evento valoriza a produção local, fortalece a agricultura familiar e aproxima produtores e consumidores







A unidade sede da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), em Aracaju, recebeu nesta quinta-feira, 2, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar Itinerante (Fafi). O evento, promovido pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), é um espaço de comercialização e valorização da produção de pequenos agricultores, artesãos e empreendedores, que encontram na feira uma vitrine para divulgar e expandir seus negócios.
A Fafi é uma iniciativa que fortalece a economia solidária e aproxima produtores e consumidores, levando alimentos agroecológicos, artesanato, produtos inovadores e manufaturados a diferentes localidades do estado. A feira é realizada de forma itinerante, garantindo que o público em diversos municípios tenha acesso a produtos de qualidade, incentivando também a geração de renda e a sustentabilidade.
Entre os expositores, Wegilla Caroline destacou a oportunidade de apresentar seu produto de forma diferenciada. “Trago para a Feira para ter contato com mais pessoas, as que já conhecem e as que vão conhecer. Assim, torno meu produto mais acessível e crio uma troca valiosa”, contou.
Já Ísis Cunha, que vive em Aracaju há três anos, levou à feira alimentos como feijão, farinha, feijão de corda, pasta e óleo de gergelim, cachaça, mel e molho de pimenta, oriundos do Baixo São Francisco. “Hoje, eu trouxe produtos meus e de outros produtores de alimentos agroecológicos, o que é muito importante, uma política de saúde pública. Todos saudáveis e fruto da agricultura familiar”, ressaltou.
A variedade também foi ponto destacado por Morgana Lopes, que apresentou biscoitos e itens decorativos. “Temos biscoitos decorados doces e salgados, caixinhas decorativas e mais. Essa feira é fundamental porque amplia o nosso alcance e traz visibilidade para nossos produtos. Por isso, é um ganho enorme estar nesse espaço”, afirmou.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a feira é um reflexo do compromisso do governo em fortalecer a agricultura familiar e estimular a economia local. “A Feira da Agricultura Familiar Itinerante é mais do que um espaço de vendas: é um local de valorização da identidade, da tradição e da inovação dos nossos agricultores e artesãos. Aqui, fortalecemos a economia solidária, incentivamos a alimentação saudável e abrimos novas oportunidades de renda para as famílias sergipanas”, destacou.