Mundial de Clubes 2025: dono de Léon e Pachuca terá que escolher qual dos times vai participar
Equipes mexicanas são controladas pelo mesmo empresário, fato que esbarra em regra do novo regulamento da Fifa
Por Redação do ge — Cidade do México
06/11/2024 16h26 Atualizado há 14 horas
Fifa lança clipe para o novo Mundial de Clubes com 32 times
O México irá perder uma das vagas que tinha para o Mundial de Clubes 2025. León e Pachuca estavam confirmados, mas apenas um dos dois times poderá participar. Isso porque a Fifa anunciou na terça-feira as regras do novo formato da competição e um dos critérios impede que equipes de mesmo dono estejam no torneio.
+✅Siga o canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Jogadores do Pachuca comemoram título da Champions da Concacaf Concachampions — Foto: Kirby Lee-USA TODAY
Jogadores do Pachuca comemoram título da Champions da Concacaf Concachampions — Foto: Kirby Lee-USA TODAY
León e Pachuca garantiram as vagas para o Mundial por terem vencido a Liga dos Campeões da Concacaf nas edições de 2023 e 2024, respectivamente. Os dois times fazem parte da conglomerado de clubes do empresário Jesús Martínez Patiño, que também controla Mineros de Zacatecas (MEX), Coyotes de Tlaxcala (MEX), Talleres (ARG) e Everton(CHI).
+ Mundial de Clubes 2025: Fifa divulga critérios e regras da competição
Segundo o jornal mexicano Record, a Fifa enviou pedido formal de esclarecimento para León e Pachuca nesta terça. Assim, Martínez Patiño terá que escolher qual dos dois times participará da competição mundial.
+ Mundial de Clubes 2025: Brasil será o único país com quatro representantes
A Fifa ainda não informou qual federação receberá a vaga que ficará disponível. Aliás, o Brasil é o único país que terá quatro representantes na competição. Os títulos da Libertadores de 2021, 2022 e 2023 para, respectivamente, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já haviam garantido os clubes no Mundial.
O último classificado da América do Sul sairia do vencedor da final da atual Libertadores, que será decidia entre os brasileiros Botafogo e Atlético-MG.
Lucas Di Yorio comemora gol do título do León em cima do Los Angeles FC — Foto: Reprodução/Twitter
Lucas Di Yorio comemora gol do título do León em cima do Los Angeles FC — Foto: Reprodução/Twitter
O Mundial de Clubes 2025 será realizado entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, com 32 equipes, nos Estados Unidos. A lista de regras divulgada pela Fifa também definiu critérios de desempate, número de jogadores inscritos por clube e regra de cartões. Além disso, uma nova janela de transferências poderá ser aberta, entre 1º e 10 de junho de 2025, e ficará a cargo das federações.
O formato do campeonato contará com oito grupos e quatro times em cada, que se enfrentarão em turno único. As duas melhores equipes se classificam para o mata-mata das oitavas de final. Não haverá disputa de terceiro lugar.
Fifa divulga logo e música do novo Mundial de Clubes
Atlético-MG
Botafogo
Everton
Flamengo
Fluminense
Palmeiras