Meio Ambiente

VINGANÇA DA NATUREZA: Mar toma o que homem invadiu na Praia do Saco


Ressaca do mar destrói calçamento da Praia do Saco
Medidas de contenção já estão sendo tomadas pela prefeitura
Calçamento destruído pela ressaca das marés  

Plano de contenção deve ser formulado

O calçamento da praia do Saco, em Estância, e os muros de algumas casas próximas ao mar estão sendo destruídos pela ressaca das marés. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do município, a ação, causada pelo fenômeno La Niña, acontece anualmente.

Nas fotografias feitas na segunda-feira, 4, é possível perceber o estrago causado pelas águas. De acordo com engenheiro ambiental e secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente de Estância, Edivaldo Ribeiro, o fenômeno é natural e deve durar cerca de 15 dias. “A ressaca é causada pelo aumento do nível dos oceanos e das correntes de vento. É uma ação natural, uma resposta da natureza à ação dos homens”, explica.

O secretário informa que, na tarde dessa quarta-feira, 5, o prefeito Carlos Magno, o secretário de obras do município e a Defesa Civil de Estância estarão no local para tomar as providências. “Vai ser formulado um projeto de contenção da área afetada, que foi apenas o calçamento da praia e os muros de algumas casas. Nenhum estabelecimento comercial ou casa foram afetados”, explica.

Ainda de acordo com ele, banhistas estão sendo alertados sobre o fenômeno. “Como essa é uma ação que acontece todo ano, durante esse época, banhistas e surfistas vêm sendo alertados e a equipe de salva-vidas também está à postos para atender qualquer incidente”.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.