Geral

Vigilância Sanitária dobra índice de fiscalização na capital em 2015


clique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar

A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu o ano de 2015 superando o índice de atendimento e serviços realizados em 2014, principalmente no tocante às inspeções sanitárias com 11.864 visitas, aproximadamente 43% a mais que no ano anterior.

“Em 2015, registramos um aumento significativo no quantitativo de atuação de nossas equipes. Isto se deve ao empenho dos nossos profissionais da Vigilância Sanitária, que trabalham de forma intensa, participam de curso de aprimoramento tanto aqui na capital quanto aperfeiçoamentos no âmbito nacional (proporcionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa). Mostramos disposição para o trabalho que compete à nossa função, que é controlar, apreender e fiscalizar irregularidades que possam colocar em risco a saúde do cidadão aracajuano”, disse o coordenador da Covisa, Ávio Britto.

Quanto às licenças sanitárias emitidas, Britto informou que foram emitidas 2.349, número muito superior a 2014, quando foram feitos 1.491 documentos. “Temos que registrar que o trabalho da Covisa não se restringe apenas às fiscalizações dos restaurantes como muitas pessoas pensam. Nossos fiscais trabalham monitorando academias, hospitais, clínicas, farmácias, centros de estética, entre outros estabelecimentos. Tivemos o dobro de trabalho, mas demos conta das demandas. Vale frisar que apreendemos mais de três mil toneladas de alimentos e gelos com irregularidades na capital”, disse.

Um fator que merece destaque está relacionado ao trabalho de coleta de amostras de água. Em 2015, foram realizados 431 exames em diversos, locais (escolas, marés, etc). “Temos o Programa de Controle da Água consumida (o Vigiágua) que controla a qualidade do líquido, medindo níveis de flúor e cloro. Tudo seguindo a portaria de nº 2914/2 do Ministério da Saúde”, explicou Ávio.

Sobre as denúncias recebidas e apuradas, o coordenador da Covisa informou que foram feitos 630 trabalhos. Além dos dados já relatados, a Covisa fiscalizou também 168 projetos arquitetônicos e aprovou outros 323 projetos arquitetônicos. “Passamos também por 34 feiras livres (sendo que em algumas repetimos as visitas), além de inspeções em 16 feiras gastronômicas e mais de 30 shows”, finalizou Ávio.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *