Câmaras Municipais

Vereadores de Aracaju sacaneiam convidado que falava sobre câncer reduzem tempo dele na tribuna


Presidente da CMA , Vinícius Porto (foto senado) diz que usou Regimento, alterado pelo vereador Jaílton Santana, para reduzir tempo do convidado. Tribuna Livre da Câmara discute a cura do câncer
Oncologista William Soares (Fotos: Portal Infonet)

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju foi ocupada pelo médico oncologista William Soares, atendendo requerimento do vereador Gonzaga (PMDB). Mas, o que o convidado não esperava era que o Regimento Interno da Casa mudou por força de um projeto do vereador Jailton Santana (PSC) e com isso, o tempo foi reduzido de 20 podendo ser prorrogado, para apenas 15 minutos e sem direito a participação dos vereadores. No pouco espaço, o médico alertou para a importância da prevenção do câncer e dos bons resultados da radioterapia.

Antes de o oncologista subir à tribuna, o autor do requerimento, Dr. Gonzaga, solicitou ao presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinicius Porto (DEM), mais tempo para que o convidado pudesse se pronunciar, já que o tema: ‘Câncer, esse mal tem cura’, é considerado de suma importância.

 

Vinicius Porto explica que Regimento Interno precisa ser obedecido

“Temos que obedecer ao Regimento Interno da Casa e o tempo utilizado nas Tribunas Livres é de apenas 15 minutos. Como o convidado informou ter muitos slides a mostrar, vou dar uma tolerância de mais 10 minutos, mas trabalhamos regidos por leis que devem ser obedecidas”, explica Vinicius Porto.

Antes o tempo utilizado por cada convidado a ocupar a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Aracaju era de 20 minutos, mais 20 minutos para a interação com os vereadores. Com a aprovação do projeto de Jailton Santana, caiu para 15 minutos para o orador, sem a participação dos parlamentares. “Eu tenho um projeto na Casa, que ainda não foi votado, que é de 15 minutos de fala do convidado mais 15 minutos para os debates. Se for um tema mais extenso, deverá ser debatido em uma Sessão Especial”, completa o vereador Emanuel Nascimento.

Dados

Vereador Gonzaga: “Tempo curto para debater assunto tão importante”

De acordo com o médico William Soares, 20 milhões de pessoas no mundo têm câncer. “O câncer é um problema de saúde pública. Para se ter uma ideia, 1/3 de todos os casos poderiam ser evitados. A doença é a segunda causa de mortes, num total de 14 mil por ano e são 500 mil novos casos no Brasil, sendo que 605 são diagnosticados com a doença avançada”, informa acrescentando que o controle do câncer é assegurado com políticas públicas e engajamento da população.

William Soares destacou ainda que “a radiologia é uma arma excelente no tratamento do câncer porque evita as deformidades”.

 

 

 

Emanuel Nascimento: “Meu projeto dá 15 minutos para o orador e 15 para o debate”

Segundo o vereador Gonzaga, o tema é muito importante e devido ao tempo curto para a explanação. “O assunto é de suma importância para alertar a população e como o tempo foi muito curto, iremos apresentar projeto para a realização de uma Sessão Especial.

Sabemos que hoje o câncer é uma arma contra todos nós, uma doença infernal, mas todo mal tem cura, por isso a importância da prevenção por meio de uma alimentação adequada e de se evitar o excesso de sol, o fumo e o álcool, além da realização de exames”, entende.

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *