Arte & Cultura

Vereador pede apoio a projeto que reconhece e valoriza artistas populares de Aracaju


.

Projeto estabelece diretrizes para as Políticas Públicas em Cultura, Turismo e Educação para o incentivo da Literatura de Cordel, da Cantoria e da XilogravuraProjeto estabelece diretrizes para as Políticas Públicas em Cultura, Turismo e Educação para o incentivo da Literatura de Cordel, da Cantoria e da XilogravuraO vereador Iran Barbosa pediu, nesta terça-feira, 25/5, na sessão da Câmara Municipal de Aracaju, apoio aos demais vereadores e à Secretaria Especial de Cultura para a aprovação e sanção do Projeto de Lei, de sua autoria, de dispõe sobre ações de reconhecimento e valorização das atividades de Cantador, Cordelista e Xilogravurista como profissões artísticas e estabelece diretrizes para as Políticas Públicas em Cultura, Turismo e Educação, no âmbito do Município de Aracaju, voltadas para o incentivo da Literatura de Cordel, da Cantoria e da Xilogravura.

“Precisamos garantir o reconhecimento daqueles profissionais que trabalham com a poesia popular, com o canto, com o repente, com o cordel. Precisamos conhecer mais e valorizar esses profissionais”, disse o vereador e membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Aracaju.

O petista ressaltou que o projeto é fruto do trabalho dos próprios cordelistas, repentistas e xilogravuristas, tendo como base a regulamentação nacional já existente. “Sou apenas o instrumento utilizado por eles para apresentar o projeto nesta Casa, onde deveremos dar desdobramentos à regulamentação nacional”, disse.

“Espero que durante a sua tramitação, o projeto seja compreendido pelos colegas parlamentares e aprovado. Vou buscar o entendimento com a Secretaria Especial de Cultura, onde temos uma reconhecida militante da cultura popular, que é a professora e secretária-adjunta Aglaé Fontes. Sei que ela será, assim espero, uma defensora dessa regulamentação”, enfatizou o vereador Iran Barbosa.

Durante a Sessão, o Vereador Iran Barbosa aproveitou a presença do Secretário Especial de Cultura do Município de Aracaju, Nitinho Vitale, na Câmara, e agendou uma audiência para a próxima quinta-feira, com a participação de cordelistas, repentistas e xilogravuristas, para debater o conteúdo do Projeto de Lei e pedir o apoio do Poder Executivo na aprovação da propositura.

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *