Câmaras Municipais

Vereador cobra Plano Diretor, para Aracaju crescer com qualidade de vida


Para Iran Barbosa, Aracaju precisa ter seu Plano Diretor de Arborização Urbana

Escrito por George W. Silva on 09 Abril 2014.

Cobertura verde de Aracaju é muito pequena, se resumindo, em grande parte, a alguns poucos parquesCobertura verde de Aracaju é muito pequena, se resumindo, em grande parte, a alguns poucos parquesUsando a tribuna da Câmara de Aracaju na manhã desta quarta-feira, 9/4, o vereador Iran Barbosa, do PT, cobrou da administração municipal a implementação, na Capital, de um Plano Diretor de Arborização Urbana, sobre o qual o petista já havia dialogado, em junho do ano passado, com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Matos. Iran também apresentou e teve aprovado, no âmbito do legislativo municipal, a indicação 546/2013, solicitando do Poder Executivo que, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb, providencie a elaboração do referido plano, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos e as condições ambientais da cidade, ampliando a sua área verde. No entanto, a proposta não foi posta em execução.

“É fato que Aracaju é uma cidade com a cobertura verde muito pequena, na proporção do que seria realmente necessário para a população e em relação aos parâmetros estabelecidos pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde. Não temos estudos mais aprofundados sobre isso. Precisamos tê-los. E isto passa pela elaboração de um Plano de Arborização municipal”, apontou.

No último dia 2/4, a Prefeitura lançou o Programa de Arborização de Aracaju, que iniciou o plantio de várias mudas de árvores pela cidade, com a estimativa de se plantarem 55 mil até o final de 2016, 10 mil delas já este ano. A iniciativa foi elogiada pelo petista. No entanto, Iran ressaltou que é preciso saber quais as áreas da cidade que serão beneficiadas e como vai se dar o plantio e acompanhamento dessas mudas.

“Muitas vezes nos deparamos com números que são lançados ao vento, promessas que são feitas à população e depois são esvaziadas e não se concretizam. Entendo que precisa haver um trabalho muito mais amplo, inclusive de conscientização da população, e acompanhamento por parte da administração sobre o plantio das mudas”, ressaltou, cobrando da Prefeitura campanhas publicitárias voltadas para educar a população quanto à necessidade de preservação do que foi plantado.

“Não dá pra termos somente campanhas publicitárias com o interesse de divulgação das marcas do governo. Temos que ter campanhas educativas para a população. Estas terão o meu total apoio aqui”, disse.

Para o petista, a situação da baixa cobertura vegetal de Aracaju precisa de solução a longo prazo, com adoção de uma política de Estado que cumpra com o objetivo de apontar onde há necessidade de mais ou menos arborização e planejar com mais eficácia o plantio, manejo e preservação das mudas.

“Precisamos de um Plano Diretor de Arborização, evidentemente, vinculado a uma discussão muito maior, que é a do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Foi o que reivindiquei ao secretário Eduardo Matos e fiz indicação neste sentido. O que temos é um programa governamental de arborização, que sequer veio para ser discutido nesta Casa, e não um plano, que é uma política de Estado de longo prazo e que deve ser discutido e debatido com a população, que pode apontar onde é maior a necessidade de plantio de árvores”, enfatizou o parlamentar.

Resultados

A cobrança do vereador Iran Barbosa surtiu efeito. O vereador Josenito Vitali (DEM), da bancada do governo, concordou que é preciso trazer para a Câmara os detalhes do Programa de Arborização lançado pela prefeitura para que os demais parlamentares conheçam a proposta. O presidente da Câmara, Vinicius Porto (DEM), tomou a iniciativa de entrar em contato com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Matos, para expor a solicitação feita pelo petista. Segundo Porto, o secretário se comprometeu em enviar até a sexta-feira, 11/4, para todos os vereadores, o projeto de arborização que está sendo executado pela Prefeitura de Aracaju.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *