Transporte

Veja o que fazer para não pagar as multas de trânsito


Como fazer para não pagar multa

aplicada pelos agentes de trânsito

 

 

 

Os órgãos disciplinadores do trânsito viraram uma verdadeira máquina de fazer dinheiro e meter a mão no bolso do contribuinte. É comum receber em casa uma multa, mesmo que o veículo esteja na garagem há vários dias ou meses, como é o caso de Alberto Moreira, administrador de empresas, que está impossibilitado de dirigir há vários meses, por conta de uma cirurgia. Mesmo assim, foi multado pela SMTT e não sabe qual é a mágica para tal punição.

Eu fiquei bastante indignado com a situação, até porque fiz uma cirurgia, como posso comprovar. Fui afastado das atividades laborais por mais de cinco meses e me chegou uma infração, dizendo que estava andando na contramão em Aracaju com um trânsito caótico, que a gente tem. Não entendi até agora, conta o administrador de empresa.

Na notificação, eles dizem que eu estava transitando na Simeão Aguiar.  Não conheço este endereço e fui verificar na SMTT e eles dizem que eu estava na Rua Alagoas até a avenida São Paulo em contramão. Há este choque de informações e não condiz com a realidade de maneira alguma. Entrei com requerimento, pedindo a anulação da multa. Órgãos, chega qual for, são compatíveis de falhas, porque são dirigidos por seres humanos, diz Alberto.

O advogado Edson Campos diz que caso alguém receba qualquer cobrança indevida, o cidadão tem que se cercar de todas as provas, como está numa consulta médica ou qualquer outra coisa que comprove que a pessoa não estava no local apontado e na hora em que foi dada a multa. Tudo é válido, para a defesa, acrescenta.

O assessor de imprensa da SMTT de Aracaju, Flávio Vasconcelos, diz que basta a pessoa que se sinta injustiçada procure a SMTT com a documentação junto com a infração, que comprove que ele não cometeu aquela ilegalidade de trânsito.

Ele leva a documentação junto com a infração, comprovando que não cometeu a infração. Ele tem um prazo de 45 dias, para recorrer, informa Flávio, acrescentando ainda que a pessoa tem duas oportunidades, para provar que não cometeu a infração, sempre levando mais documentação e se perder o recurso, ele terá uma terceira chance no Detran, recorrendo, para reverter o processo.

A SMTT tem um prazo de 30 dias para enviar a notificação para o contribuinte. Se num prazo de 30 dias, após a infração, a notificação não for feita, isso não o livra de uma multa, porque os Correios tem um prazo para entregar a notificação, explica Flávio.

Edson diz que é interessante que a pessoa efetue o pagamento, dentro do prazo da notificação, com 80% de desconto, se for pago dentro do prazo de vencimento.

Claro que nada impede que, após o pagamento, a questão seja discutida nas esferas administrativas e judicial, acrescenta Edson Campos.

Alberto Moreira espera que a SMTT de Aracaju reconheça o erro e o livre de pagar a multa, assim como de ter pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). (Por Cláudio “Botafogo” Messias)

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *