Variedades

Valadares visita estádio do Atlético e fica preocupado com atraso nas obras


Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado visita Arena da Baixada

mostra preocupação com o andamento das obras mas confia na conclusão

 

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR), acompanhado dos deputados federais Valadares Filho (PSB/SE), Danrlei de Deus Hinterholz (PSD/RS), Rubens Bueno (PPS/PR) e Renato Molling (PP/RS), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, visitaram nesta segunda-feira (28/04), as obras da Arena da Baixada, em Curitiba, que será uma das sedes da Copa do Mundo,

Os parlamentares, depois da visita, manifestaram preocupação com o andamento das obras, que está 98% concluída, mas acreditam que tudo estará pronto até o dia 21 de maio, quando o estádio será entregue oficialmente à FIFA.

“Realmente há um atraso que preocupa, mas confiamos que tudo será concluído a tempo e que o estádio será entregue à FIFA na data acordada”, disse o senador Valadares.

A comitiva de parlamentares foi recebida pelo Secretário Estadual da Copa, Mário Celso Cunha; pelo Secretário Municipal da Copa, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, e pelo arquiteto responsável pela obra, Carlos Arcos, que deu todas as explicações solicitadas pelos parlamentares.

As obras da Arena da Baixada custarão R$ 330 milhões, que foram divididos entre o governo do Estado do Paraná, a Prefeitura de Curitiba e a CAP S.A., empresa criada pelo Clube Atlético Paranaense para administrar a obra e conta com empréstimos do BNDES, repassados via Fomento Paraná.

O estádio terá capacidade para 43 mil pessoas e funções multiuso, com espaços apropriados par eventos esportivos, culturais, religiosos e políticos, oferendo ao povo curitibano uma nova e moderna opção de lazer, recreação e turismo.

“Nosso principal objetivo é o legado que vamos deixar para Curitiba, com essa Arena multiuso, totalmente integrada para que os curitibanos vivam esse espaço intensamente por 40, 50 anos”, disse o arquiteto responsável pela obra, Carlos Arcos.

Pelo cronograma estabelecido pelos responsáveis pela obra, tudo estará concluído até o dia 21 de maio, quando a Arena será oficialmente entregue à FIFA. Até o dia 30 de maio todas as obras de mobilidade urbana também estarão concluídas. Estão programados dois eventos-testes, antes da entrega à FIFA, um no dia 14 de maio, com capacidade para 30 mil pessoas, e outro entre os dias 18 e 20 de maio, com a capacidade total do estádio.

Para o senador Antonio Carlos Valadares, a relação custo-benefício da Arena da Baixada é uma das melhores do país, principalmente pelo fato de o estádio ser o de custo mais baixo entre todos os que foram construídos para a Copa do Mundo.

“Esse é o estádio mais barato do Brasil e está completamente adaptado e adequado à população de Curitiba, ampliando a oferta de espaços de esporte, lazer e cultura para os curitibanos, além de ser um dos melhores do país. O seu tamanho e seu custo são totalmente compatíveis e extremamente positivos. Curitiba, com a Arena da Baixada, é um modelo para too o Brasil”, afirmou o senador Valadares.

Na parte da tarde, a comitiva de parlamentares visitará as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Afonso Pena.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *