Vale o que está escrito

Valadares busca solução para a implantação da fábrica de carnalita


Vale o que está escrito 

Cláudio Messias

Por Cláudio Botafogo Messias

CDR vai realizar audiência pública para debater Projeto Carnalita

A reunião conjunta com a CMA, programada para o próximo dia 19 de fevereiro, visa resolver o impasse da construção da fábrica de potássio em Sergipe

Como coordenador da Bancada Federal de Sergipe, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) tem sido um grande mediador para a solução do Projeto Carnalita em Sergipe. Juntamente com o governador Jackson Barreto, a bancada e os prefeitos de Capela e Japaratuba, Valadares se reuniu com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar da questão do potássio a ser obtido a partir da carnalita. A fábrica está sendo projetada pela Vale para ser instalada em Japaratuba, mas a localização continua sendo contestada pelo município de Capela, que detém 80% do minério em seu subsolo.

Na tentativa de ajudar a resolver o impasse, o senador Valadares recebeu a delegação da Bancada Federal e do governador Jackson Barreto, e propôs  requerimento para a realização de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), cujo presidente é o senador Blairo Maggio (PR-MT) e o vice-presidente, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), com o objetivo de promover um debate sobre a importância da Vale na produção de fertilizantes potássicos, especialmente sobre o aproveitamento industrial da carnalita em Sergipe.

A audiência, que está prevista para acontecer no próximo dia 19 de fevereiro, vai contar com a presença do governador de Sergipe, Jackson Barreto; o presidente da Vale, Murilo Ferreira; o prefeito de Capela, Ezequiel Ferreira; o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral; e o advogado tributarista, Bruno Teixeira Moisinho.

Para o senador Valadares será uma oportunidade do presidente da Vale explicar a escolha do ponto de vista técnico do município de Japaratuba para a construção da fábrica, a divisão dos impostos e a implantação de centros de distribuição, entre outros. “Serão feitos os esclarecimentos necessários para a solução deste impasse a fim de que o projeto deslanche e traga benefícios não só para o estado de Sergipe, mas para a agricultura brasileira no setor de fertilizantes potássicos”, disse


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *