Vale o que está escrito

Vacinação antirrábica chega ao bairro Santa Maria


Na manhã desta terça-feira, 10, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início à intensificação da Campanha de Vacinação Antirrábica para animais, na praça da feirinha do bairro Santa Maria.

A raiva é uma doença que não tem cura e é transmitida por meio da saliva do animal contaminado e passada pela mordida do animal doente. Deverão ser vacinados os animais a partir dos quatro meses de idade. Após sua aplicação, a vacina tem durabilidade de um ano.

Segundo o supervisor do programa contra a leishmaniose, Wilson de Oliveira, essa intensificação é de extrema importância. Por isso, é necessária a vacinação para proteger os cães e gatos do município. “A abertura dos postos móveis aqui no Santa Maria foi devido à solicitação dos moradores que não conseguiram vacinar seus animais no tempo adequado. A nossa intenção é vacinar o maior número possível e evitar que o ser humano e o animal contraiam o vírus. Os animais estarão imunes à doença e é de suma importância que os seus donos tragam”, disse.

clique para ampliarFotos: Fabiana Costa
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

 

População

“Essa é a segunda vez que minha cadelinha é vacinada. Hoje, por coincidência, ela veio me seguindo e então não quis perder tempo. É muito importante que os animais sejam vacinados para preveni-los das doenças e a nós também. Tenho mais dois cachorros e um gato, irei trazê-los também”, afirmou a moradora Tania Cristina.

Para Aldair dos Santos, esse tipo de vacinação é muito significativo para o animal. “Tenho dois gatos e trago eles todo ano para receberem os cuidados necessários. Eles são beneficiados e eu fico muito contente, porque eles estando bem nós também estaremos bem. Que continuem sempre fazendo o melhor para eles”, contou.

“Ainda bem que consegui trazer meu gato para ser vacinado. Na primeira ele fugiu e eu não consegui trazê-lo, mas hoje ele não escapou. Ele só vive comigo e quando não dou comida ele me morde, então, vi que ele precisava ser vacinado para evitar a raiva e evitar também que eu seja contaminada”, esclareceu.

A campanha acontece hoje e amanhã, das 8h às 17h. Os pontos de vacinação estão montados na praça principal e da Cooperativa, no 17 de Março; na Ponta da Asa, Loteamento Recreio e praça da feirinha, no Santa Maria. As equipes contam com a colaboração dos moradores.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *