Aposentados

USFs promovem festas juninas para grupos de idosos


Visando ao bem estar e a interatividade entre os grupos de idosos atendidos pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abre o São João, realizando festejos juninos para grupos de Idosos. Os eventos realizados pelas USFs Augusto Franco, no bairro Farolândia, Edézio Vieira, no Siqueira Campos, e Dona Jovem, no Bairro Industrial contaram com a participação de aproximadamente 160 idosos.

Na tarde desta segunda-feira, 6, os idosos atendidos pelo Programa de Saúde da Família (PSF), das USFs Augusto Franco e Edézio Vieira, reuniram-se no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Farolândia, para celebrar a chegada de mais um mês junino e aproveitar para se conhecerem. O evento promovido em parceria com os alunos do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) teve a participação de um trio pé de serra, comidas típicas, danças, brincadeiras e sorteio de brindes.

USF Augusto Franco
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarUSF Dona Jovem
clique para ampliar
clique para ampliar

 

De acordo com a apoiadora da 1ª região, Rayane Brito, essas ações visam a promover a interação entre os idosos como forma de proporcionar melhorias à qualidade de vida deles. “Hoje, estamos realizando o São João dos nossos idosos como uma forma de proporcionar diversão para eles, é um dia diferente da rotina diária e aqui eles brincam, dançam, fazem novas amizades e celebram a tradição”, afirmou.

Para aposentada  Reginalva Correia, 68 anos, comemorar o São João com os amigos do grupo é uma maneira de agradecer a Deus pela vida. “A festa está linda, maravilhosa e se a gente está aqui é porque temos saúde, porque a gente se cuida e por isso agradecemos a Deus, hoje é só felicidade e alegria, muito forró e diversão”, comemora.

O estudante do 10º período do curso de Enfermagem da Unit e estagiário na USF Edézio Vieira, Luan Michell Lima, afirmou que essas ações cumprem o papel de promoção à saúde dos idosos, dando a eles um momento para esquecer os problemas. “Ele são sensacionais, eu que trabalho com eles na unidade sei bem que são muito participativos. Eventos como esse são uma forma de estimular melhorias na qualidade de vida, além de incentivar a atividade para o corpo, através da dança, e um resgate de memória pela tradição e mais ainda pela interação entre os idosos”, destacou.

São João do Dona Jovem

Já na última sexta-feira, 3, a USF Dona Jovem, juntamente com os estagiários do curso de enfermagem da UNIT e os professores da Academia da Cidade do pólo no Bairro industrial promoveram o forró para a comunidade. O evento, que teve a participação de cerca de 100 idosos, foi realizado Centro Cultural Século XX e teve distribuição de comidas típicas, trio pé de serra, sorteio de balaios e brincadeiras.

De acordo com a enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF) Neide Peroba de Oliveira, a festa, que é realizada todos os anos com o objetivo de proporcionar um momento de lazer, surpreendeu esse ano pela quantidade de idosos que participaram. “Distribuímos 100 convites e ficamos surpresos porque todos os convidados compareceram, na verdade, até alguns que não receberam convite vieram. Ficamos muito felizes, porque nosso intuito com essas ações é promover a interação entre eles, e assim ajudá-los a superar as dificuldades de saúde do dia a dia, com descontração e alegria”.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *