Comida

USF Fernando Sampaio promove ação educativa sobre alimentação infantil


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta quarta-feira, 30, uma ação educativa em prol da saúde infantil, da comunidade assistida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, no bairro Castelo Branco. O encontro educativo, que falou sobre alimentação saudável, ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Dom José Brandão de Castro, no bairro Ponto Novo, e contou com a participação de 45 estudantes do ensino infantil, além de profissionais da saúde que abordaram o tema por meio de uma peça teatral. clique para ampliarFotos: Ascom/SMS
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

 

Para a gerente da unidade, Marina Lira Santana, usar uma metodologia diferenciada ajuda a prender a atenção das crianças, além de ensinar com maior facilidade. “O trabalho educativo realizado hoje na EMEI trouxe inovação, ensino e orientação de maneira lúdica e interativa, promovendo a participação das crianças”, afirmou.

A apresentação intitulada “Chapeuzinho vermelho e o lobo bom, incentivando a alimentação saudável”, tratou da importância de ter hábitos alimentares saudáveis, ingerindo alimentos diversificados em uma dieta equilibrada, repleta de frutas e verduras, substituindo doces e guloseimas.

Para a cirurgiã dentista da unidade, Juliana Reis, usar o conto de fadas foi uma ótima iniciativa para tratar das vivências de cada criança. “Através da magia do conto de fadas é possível proporcionar às crianças a compreensão do tema. A identificação com os personagens e o envolvimento com a história lhes permite interagir, compreender e se apropriar dos conhecimentos construídos, vivenciá-los e ressignificá-los, colocando em prática e transportando-os para suas próprias vivências”, esclareceu.

A ação contou ainda com a participação da equipe de nutrição do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizando dinâmicas interativas sobre o tema e após a apresentação, foi oferecido às crianças um lanche com frutas, a fim de estimular a experimentação de novos alimentos e a adoção de práticas alimentares mais saudáveis. Também levaram para casa folders educativos sobre os 10 passos para uma alimentação saudável para compartilharem com os pais informações e conhecimentos acerca do assunto.

Para a gerente da unidade, a ação cumpriu o seu papel educacional com êxito. “O sorriso e a satisfação de cada criança é o principal retorno que temos. É com esse sentimento que a equipe da USF Fernando Sampaio finaliza essa atividade hoje”, concluiu Marina.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *