Direito & Cidadania

USF Adel Nunes promove palestra para beneficiárias do Bolsa Família


O salão paroquial da igreja São Judas Tadeu (Capuchinhos), no bairro América, foi o local escolhido para a reunião mensal que a Unidade de Saúde da Família (USF) Adel Nunes promove com as usuárias que são beneficiárias do programa Bolsa Família, do Governo Federal. O tema do encontro desta quinta-feira, 28, foi “Planejamento Familiar”. Aproximadamente 60 mulheres ouviram atentamente as informações passadas pela referência técnica do Programa Municipal DST/Aids, Marília Uchôa, e pela coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda.
clique para ampliarFotos: Ascom/SMS
clique para ampliar
clique para ampliar

 

Segundo Ana Carolina, essas ações demonstram a preocupação da Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o bem estar e a saúde das famílias aracajuanas. “É muito importante trazer ao conhecimento dessas mães os métodos contraceptivos existentes hoje, quais deles estão disponíveis pelo SUS e qual o caminho que elas devem percorrer para ter acesso a esses métodos. Através dessas orientações, nossa intenção é tentar reduzir o índice de mortalidade materna e também as gestações indesejadas pelo casal”, disse a coordenadora.

A assistente social da USF, Marta Rollemberg Caldas, explicou que os temas dos encontros são definidos a partir das necessidades das usuárias. “Cada mês a gente traz aqui um profissional da SMS para discorrer sobre o assunto escolhido. Já tivemos palestras com odontólogo, assistente social, enfermeira, com o Centro de Controle de Zoonoses e muitos outros. O importante é a gente diversificar os temas para que os encontros sejam sempre prazerosos e agreguem conhecimento para essas mães”.

A dona de casa Suelen Menezes Costa, participou pela primeira vez do encontro e elogiou a iniciativa. “Foi muito bom passar essa manhã aqui com as outras mães. As orientações foram bastante proveitosas e pude tirar muitas dúvidas. Sempre que possível eu irei participar das reuniões”.

Maria Joseilde dos Santos também esteve presente hoje no salão paroquial. Ela contou que faz questão de comparecer ao encontro todos os meses. “Eu gosto muito de ouvir as palestras dos profissionais, não perco de jeito nenhum. Acho m


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.