Aposentados

Unidade de Saúde promove sessão de relaxamento para grupo de idosos


Ações de promoção à saúde fazem parte da rotina dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. Ontem, quinta-feira, 7, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, realizaram uma intervenção com o grupo de idosos da unidade. A atividade aconteceu no salão paroquial da igreja Nossa Senhora Aparecida, que fica próximo à unidade. Cerca de 15 idosos participaram de uma sessão de meditação. A iniciativa teve a proposta de apresentar uma estratégia diferente a ser usada no controle de doenças que normalmente aparecem na terceira idade, como hipertensão e diabetes.

 

clique para ampliarFotos: Ascom/SMS

clique para ampliar

A ação contou com a participação do estudante de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Daniel Almeida. Segundo ele, é provado cientificamente que, através do relaxamento , da diminuição do stress, é possível diminuir os níveis de pressão arterial como também os picos de glicemia. “Foi um momento de esclarecer o que é meditação e como praticar dentro de casa. Estamos bastante acostumados com o método tradicional, que é o uso de medicamentos, normalmente pela  resolutividade imediata, mas, é importante lembrar, que eles causam efeitos colaterais, que prejudicam nosso organismo. Com a prática da meditação a proposta é que esse idosos possam fazer cada vez menos uso de medicamentos”, destacou.

A enfermeira da USF, Raquel Tavares, informou que com as intervenções realizadas nos grupos de idosos mostram resultados bastante positivos. “Eles participam ativamente das atividades que nos promovemos. Nós identificamos que muitos que chegavam nas reuniões com andador, muletas, ou com alguma dificuldade de locomoção, hoje, já não enfrentam mais esses obstáculo. Isso é fruto das ações de promoção à saúde desenvolvidas pela unidade, buscando promover a integração social deles. Hoje, eles fazem passeios, participam de rodas de conversa, e tudo isso contribui para o fortalecimento de laços sociais, evitando que estes idosos estejam ociosos”, pontuou.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.