Sindicatos

Trabalhadores só voltaram a trabalhar com dinheiro no bolso


Empregados aguardam metade do 13º para suspender greve
Cirurgia e Sintasa entraram em acordo após mediação do TRT
30/01/2017  19:47
Cirurgia e Sintasa entraram em acordo após mediação do TRT(Foto: Sintasa)

Os empregados do Hospital de Cirurgia (HC) aguardam o pagamento de 50% do 13  salário para suspender a greve. Houve um acordo nesta segunda-feira, 30, após reunião entre a direção do HC e o Sintasa com mediação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Thenisson Santana Dória, e da procuradora Vilma Leite Machado Amorim, representante do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE).

Ficou acordado que a gestão do hospital irá fazer o pagamento de 50% do 13º salário dos empregados do hospital nesta segunda-feira, 30, e a outra metade no dia 13 de fevereiro. De acordo com o Sintasa, assim que o primeiro pagamento for feito, os funcionários suspendem a greve automaticamente até o prazo do segundo pagamento. Ainda de acordo com o Sintasa, se houver a quitação total da pendência no prazo, a greve é encerrada definitivamente.

O TRT informou que Os demais 50% deverão ser pagos dentro de 15 dias, a depender do repasse da verba de custeio devida pelo município de Aracaju. O TRT também explicou que caso o repasse do município de Aracaju à Fundação tenha sido realizado e o pagamento não tenha sido efetuado, o sindicato fica obrigado a informar a ausência de pagamento, quando serão tomadas as medidas cabíveis.

“Com a garantia na Justiça que os empregados irão receber integralmente o 13º salário, ainda que em duas parcelas, foi acordado diante do desembargador que, assim que houver o primeiro pagamento, que está previsto para hoje, a greve é suspensa. Agora é esperar que não haja atraso no pagamento do salário de janeiro e depois aguardar o pagamento da segunda parcela da pendência no dia 13 de fevereiro”, disse Augusto Couto, presidente do Sintasa.

Com informações do Sintasa e do TRT