Economia

Termoelétrica Porto de Sergipe irá gerar mil empregos


Os novos empregos devem ser gerados até dezembro
Até dezembro, a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, situada na Barra dos Coqueiros, gerará mil novos empregos. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 03, durante reunião entre o governador Jackson Barreto e o presidente da empresa responsável pela usina, Central Elétrica de Sergipe (CELSE), Eduardo Maranhão. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio com a participação do vice-governador Belivaldo Chagas, o diretor de Operações da empresa, Edio José Rodenheber e secretários de Estado.

Os novos empregos fazem parte da nova fase de construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe. O governador Jackson Barreto afirmou que, atualmente, já trabalham no empreendimento 225 operários. Nessa nova fase que se inicia, serão gerados mais 600 empregos até outubro, perfazendo 825 postos de trabalho e, até dezembro, serão mil trabalhadores empregados. “Até o final da obra, teremos 2.500 sergipanos trabalhando na termoelétrica, o que nos deixa muito feliz neste momento de crise”, ressaltou, ao destacar que solicitou à empresa que a mão de obra fosse selecionada através do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

Eduardo Maranhão disse que atualizou o avanço das obras da termelétrica, informando ao governador o estágio atual do empreendimento, principalmente em relação ao número de empregos gerados. De acordo com o empresário, a conclusão das obras está prevista para janeiro de 2020. “Mas a empresa veio para ficar durante muitos anos. O nosso contrato é de 25 anos e a usina já contratou toda a capacidade de produção dela até o ano de 2044. Temos uma capacidade de 1500 megawatts de geração de energia elétrica. Isso equivale a aproximadamente o abastecimento de dois milhões de habitantes. É um investimento de longo prazo”, afirmou.

Responsabilidade social e cultural

Jackson Barreto revelou que a reunião serviu, também, para reforçar a consolidação da obra, com a apresentação do cumprimento de todo o cronograma planejado, bem como demonstrar a responsabilidade social da empresa para com o Estado. Ele disse que fez um pleito à termoelétrica no que se refere a investimentos nas áreas do meio ambiente e cultura. “Recebemos a garantia de que serão investidos recursos para a reforma do Teatro Tobias Barreto, do Arquivo Público, da Biblioteca Pública do Estado e a contribuição para a reforma da Catedral Metropolitana”, ressaltou o governador.

Complexo de Energia

A UTE Porto de Sergipe integra o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda e será a maior do gênero na América Latina. Orçada em R$ 5 bilhões, maior investimento feito pela iniciativa privada no estado, a UTE, em funcionamento, gerará 1.700 empregos diretos.

A Usina está prevista para entrar em plena operação em janeiro de 2020 e terá a capacidade de gerar 1,5 mil megawatts (MGW) de energia elétrica. Para dimensionar o empreendimento, deve-se assinalar que a UTE Porto de Sergipe poderá atender a 15% da demanda de toda a região Nordeste. Quando consolidado, é um projeto que equivale a Usina de Xingó.

Adicionalmente a UTE Porto de Sergipe, um terminal de regaseificação será criado e operado pela Golar na costa de Sergipe, próximo às instalações do TMIB – Terminal Marítimo Inácio Barbosa. A realização desse investimento abrirá grandes oportunidades de investimentos na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia em Sergipe, inclusive em razão da oferta de gás natural que poderá ser fornecido a partir desse Terminal de Regaseificação.

O investimento recorde abrirá caminhos para outros investimentos. O governo de Sergipe planeja ampliar a geração de energia termoelétrica, utilizando gás natural, com os projetos Laranjeiras II e Marcelo Déda, também integrantes do Complexo de Geração de Energia, o que totalizará a geração de 3 GW. Ademais, funcionará também como um atrativo para investimento em outros setores de geração de energia renovável.