Educação

TCE debate nova metodologia de fiscalização na Educação


Fiscalização tem foco em municípios com piores notas
03/05/2017  16:15
Pleno do TCE

Uma reunião ocorrida nesta quarta-feira, 3, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), buscou debater a metodologia que será aplicada no acompanhamento educacional dos municípios sergipanos que obtiveram as piores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com a presença de membros das Coordenadorias de Controle e Inspeção (CCIs), o encontro foi marcado pela colaboração do professor doutor José Fernandes de Lima, ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que atendeu ao convite da conselheira Susana Azevedo e expôs aspectos que considera imprescindíveis para que o Tribunal obtenha êxito na ação.

“Estou entusiasmado com a disposição do Tribunal em desenvolver uma nova metodologia para o acompanhamento das questões de educação nos municípios; essa metodologia traz de novo o fato de que ela é centrada no desenvolvimento dos estudantes, no sucesso dos alunos”, destacou o professor.

A ideia é que seja construído um roteiro que vai orientar todos os municípios, mas notadamente aqueles que estão com resultados educacionais inferiores. “Feito esse trabalho, os municípios serão abordados, instruídos, orientados e só depois disso é que será efetuada a fiscalização, então eu acredito que com esse novo procedimento nós tenhamos um crescimento dos indicadores de educação em nosso estado”, comentou Lima.

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, que também participou do encontro, os aspectos colocados deverão contribuir para o aperfeiçoamento dos trabalhos desenvolvidos pela Corte ao fiscalizar a área da Educação.

“O professor Lima tem uma vasta experiência na gestão educacional e está trazendo nortes importantes para o Tribunal direcionar os esforços fiscalizatórios naquilo que for mais relevante para que tenha um impacto efetivo na educação dos municípios analisados”, colocou Bandeira de Mello.

Ainda entre os presentes na reunião estavam o diretor técnico, Gustavo Gurgel, e o diretor de Controle Externo de Obras e Serviços do TCE, Adir Machado.

Fonte: Ascom TCE