Cadê você?

Sukita ganha partido e não depende mais de ninguém. Cuidado, agora, é com o Edvan Amorim


Claudio

ESCLARECIMENTO

Pega fogo a política de Itabaiana e os partidários dos diversos lados se digladiam pela internet. O radialista Edvanildo Lima de Santana (Mariola)  garante que o prefeito de Itabaiana, Valmir Santos Costa (Valmir de Francisquinho), PR, é o preferido do povo, para as eleições de 2016, conforme pesquisa no Palácio dos Despachos. De cara ele é desmentido por um eleitor, que posta o seguinte: Informo que o comentário do blog de edivanildo não é verdadeiro. Primeiro a única pesquisa que tem hoje no Palácio é que a situação do prefeito Valmir não é muito boa, pois paga salário péssimo, acabou com a saúde do município e só pensa em tirar foto. E pra desmentir mais, informo que o governador Jackson Barreto está na Itália. Então, Edivanildo sua informação não procede. Nós estamos satisfeito com uma pesquisa interna realizada.

ZANGUE

A construção do posto saúde do povoado Zangue fez 90 dias e já está quase no bagaço. O dinheiro que a Prefeitura de Itabaiana gastou na compra de fogos para a inauguração, dava pra fazer outro postinho igual a este é que um cubículo. Além disso, segundo dizem, todos os dois não tem médico, porque este só aparece uma vez por mês. Quanto aos remédios, só tem xarope e mesmo assim em quantidade pequena. A situação da calçada, que foi recém construída, é de dá dó e para que as pessoas caiam e fiquem por lá mesmo, sofrendo no posto, a espera do socorro de um profissional da medicina. Dará um pouquinho de sorte se for no dia que o cidadão vai aparecer. Prefeito da ilusão que acabou com a saúde. Esse é o prefeito de Itabaiana, garantem algumas pessoas. É isso aí seu Valmir de Francisquinho.

PARTICULAR

Está em petição de miséria o carro que era para ser destinado a endemias. Enquanto isso, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar de Itabaiana, Erotildes de Jesus, diz que com o carro ele faz o que quer. O veículo está parado na frente da casa do “secreta” todo poderoso, quando deveria ser guardado na garagem da regional. E não é que até pintar de azul pintaram o carro.. Como ele diz que manda, alguns contribuintes garantem que vão levar a questão ao Ministério Público Estadual, uma vez que o carro é da população e não propriedade particular do senhor Erotildes. E olhe que o cabra é de Jesus. Imagine se fosse de satanás, quantas diabruras não faria com a população, que paga seus salários e outras mordomias.

COVARDIA

Com salário de R$ 688,42, trabalhadores do Detran/SE, quando em greve realizaram manifestação na porta do Palácio do Governo e receberam apoio da CUT/SE, SINDTIC, SINTRADISPEN, SINDIJUS, SINDITÊXTIL, STASE, Grupo Atitude e Centro de Estudos Karl Max. Realmente, o Detran derrapa na questão salarial e tem que ser rebocado. Não dá para viver desta forma e trabalhar com um sorriso no rosto.

EMPREGADO

Um gaiato encontro um deputado e disparou: quero ser nomeado assessor da Cohidro, ainda hoje. O parlamentar amigo do sujeito, não se fez de rogado e respondeu: já está nomeado, pode começar a trabalhar. Claro que tudo foi uma brincadeira e bom seria que essas coisas fossem tão fáceis, para quem realmente trabalha

MAIS UM

Tem gente garantindo que não demora muito e o Palácio dos Despachos será transformado em mais um templo de Salomão, tantos são os apadrinhados da Igreja Universal do Reino de Deus que são nomeados para postos importantes da administração estadual. O último veio importado do Mato Grosso do Sul, mas precisamente de Ponta Porã, e é o cidadão formado em administração de empresas Jecson Léo de Souza Araújo, que sucede José do Patrocínio Hora Alves na função de diretor presidente do ITPS (Instituto Técnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe)

IRMÃOS

Um cabra chegou e me contou esta: Como o negócio é farinha pouca, encham minha bacia primeiro, porque eu quero é me empapuçar, o deputado mato-grossense do sul ou sul-matogrossense Jony Marcos de Souza Araújo, PRB, natural de Ponta Porã, não perdeu tempo e garantiu a mesada do irmão, mas às custas dos pobres sergipanos, assegurando a nomeação do mano Jecson (o cartório deve ter errado e ao invés da Jackson, o cabra escreveu como se fala, mas aí o importante é a sorte e o sobrenome e não o prenome), para presidência do ITPS e me pergunta um cidadão, que ouvia a nossa conversa: Será que em Sergipe não tem profissional qualificado para assumir tal cargo? Seria preciso importado logo lá de Ponta Porã? Não sei. Como eu não estou doidão, não quis muito que ele respondesse o nome da cidade, e ele foi embora.

VAI GANHAR

Pergunta-me um sujeito canino, desavergonhado, cínico e cheio de graça, me parecendo sínico de origem, o que é que o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, PDT, vai ganhar se apoiar o deputado federal Jony Marcos, para a sua sucessão? E logo outro mais gaiato ainda responde: no mínimo, uma garrafa de água consagrada, com o lenço abençoado e uma passagem até o Templo de Salomão, para uma boa sessão de descarrego. Tem gente que adora se meter na conversa dos outros, para dar pitacos, como este atrevido.

AGORA É MEU

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita (Sukita), finalmente, tem um partido só para ele. E o presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) e não vai mais precisar brigar com o senador Antônio Carlos Valadares, PSB, para ter legenda e disputar cargo nas próximas eleições estaduais. Sukita agora poderá se candidatar até a governador e ninguém vai lhe encher o saco. A não ser que Edvan do Amorim queira tomar mais esta sigla, para se juntar ao cesto de partidos que tem em Sergipe.

SILVANY

Como à coisa na política bom mesmo é se resolver em família, Sukita já lançou a esposa Silvany Sukita pré-candidata à Prefeitura de Capela. É bom lembrar, me cutuca o amigo e fiel assessor Tonho do Bilú Miúdo, instigado pelo colega Chico Pé de Ferro, que Sukita e familiares foram denunciados pelo Ministério Público por se apossarem de mais de um milhão de reais do dinheiro do povo. Aliás, ele até esteve preso em companhia de parentes e amigos. Portanto, é assim que se faz a política no Brasil. Os dois lembram que Sukita se “elegeu” deputado estadual, mas não levou o mandato para casa, depois das confusões com denúncias de ficar com a grana da prefeitura de Capela, renunciar a candidatura e outras coisitas mais.

É SER PREFEITO

E não é que a grande jogada é ser prefeito, porque a grana boa está, para trabalhar em nome do povo, é claro. Portanto, do time do Sukita surgem vários pré-candidatos a prefeito e um deles é Magno Viana Monteiro Santos, o Monteiro, que deseja administrar à milionária Rosário do Catete. Será que vai conseguir? Só se Laércio Passos deixar.

SIRIRI

Monteirinho quer mandar no cofre de Rosário do Catete, enquanto que Marcos Mascarenhas, outro do time político de Sukita, sonha em ser o todo poderoso da vizinha Siriri e já se lança pré-candidato na sucessão do município. Vamos esperar, porque muita coisa vem por ai. Esta turma não é de brincadeira e bota para chegar.