Cadê você?

Somos notícia nacional só nas tragédias, porque a TV Sergipe não se impõe perante a Rede Globo


SERGIPE NÃO EXISTE- O Estado só é notícia nacional, quando acontece uma tragédia. Nosso futebol só é divulgado em rede nacional num jogo fora de Sergipe. Desprestígio da TV Sergipe perante a mãe Globo é uma coisa que envergonha a qualquer cidadão com amor a Sergipe.

MOITA BONITA

A emancipação política de Moita Bonita, que completou ontem 52 anos, foi lembrada pelo deputado estadual Georgeo Passos, PTC, pronunciamento na Assembleia Legislativa. Tudo foi por força política do então deputado estadual Euclides Paes Mendonça. Moita foi desmembrada de Itabaiana. A padroeira é Santa Terezinha.

MISSA

Hoje, sexta-feira, a partir das 17h, missa de 7º Dia pela passagem para outro plano do ex-deputado federal e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Tertuliano Azevedo, que vem a ser pai da ex-vereadora de Aracaju, ex-deputada estadual, empresária e conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Susana Azevedo. O ato religioso será na Igreja São Pedro e São Paulo.

RAPIDINHO

Caneta e isqueiro são mercadorias valiosas. Emprestou, não se cuidou, dançou. Ontem, fui fazer uma visita ao meu amigo e competente assessor do deputado Georgeo Passos, o marombado Edilmo e enquanto mostrava a ele a homenagem que lhe fiz no Gazetahoje.com, pegaram minha caneta emprestada e esta se foi. Desci e procurei o descuidado, que, rapidamente devolveu. Tenho por hábito fazer um “sinal” nas minhas canetas, portanto, é fácil de encontrá-las.

CUSTÓDIA

Outro dia, me encontrei com o amigo Chico Freire, ex-companheiro de trabalho da falida e falecida Gazeta de Sergipe, onde fiquei por 17 anos e tomei um “toco” terrível- não só eu como outros companheiros- e deixei minha caneta bic, vermelha, sob a sua custódia. Não demorou muito e a preciosidade sumiu. Quase comi o juízo de Chico, até ele me prometer comprar outra e me dar de presente. Vendo que o rapaz iria enlouquecer de tanta cobrança, um policial que assistia à sessão da Assembleia, na palestra do secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, se compadeceu de Chico e me presentou com uma caneta, para que eu pudesse fazer meu trabalho. Mesmo assim, espero pelo presente de Chico Freire, que não foi competente para custodiar minha coisa rara. Ainda bem que como jornalista tem capacidade e é cuidadoso.

SAUDADES

O ex-deputado estadual Nicodemos Correa Falcão foi matar a saudade do plenário e ficou um bom tempo sentado, conversando com o Valmir Monteiro, PSC. Falcão exerceu vários mandatos, inclusive foi presidente do parlamento estadual. Qualquer desavisado pensou que tem novo parlamentar.

QIUASE FAZ

O ex-deputado estadual Zé Franco por pouco não implantou a TV Alese em canal aberto. O pouco tempo que passou na presidência do parlamento estadual convidou técnicos do Senado, para um estudo em Sergipe, visando à empreitada. O tempo foi pouco, mas isso acontecerá.

FECHADO

A eleição de Luciano Bispo, PMDB, para presidente do parlamento estadual foi por conta da promessa de instalar a TV Alese em canal aberto, com isso, ganhou o apoio de 22 parlamentares. Só faltou Maria Mendonça, PP, que por razões municipais, não votou no conterrâneo. Os dois itabaianenses são adversários ferrenho na cidade de Itabaiana (SE).

SINAL

Luciano Bispo teve uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, PMDB, para pedir-lhe o sinal para a tv aberta da Assembleia. Renan se surpreendeu, porque Bispo não quis doação de equipamentos, como fizeram outros parlamentares dos demais Estados e apenas o sinal. Normalmente, eles pedem equipamentos e este processo de doação dura um ano ou mais. Bispo foi macho e dispensou a esmola federal.

SENADORES

Os senadores Antônio Carlos Valadares, PSB, e Eduardo Amorim, PSC, acompanharam os deputados Lucianos Bispo, PMDB, Capitão Samuel, PSL, Zézinho Guimarães, PMDB, Antônio dos Santo, PSC, e o federal Valadares Filho, PSB, na reunião com Renan Calheiros, em Brasília, para tratar da implantação do sinal aberto da TV Alese.

ANTÔNIO PASSOS

É bom lembrar que o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Legislativa, Antônio Passos, DEM, filho do ex-deputado estadual Chico Passos, e pai do atual parlamentar estadual Georgeo Passos, PTC, foi quem iniciou as transmissões das sessões do parlamento estadual, criando a TV Alese, com canal fechado. Foi o início e graças ao empenho do jornalista Raimundo Luiz, na época, presidente do parlamento estadual.

OBRAS

O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC-SE)  quer inventário de todas as obras que o governo executa no Estado. Garibalde Mendonça, PMDB, assegura que vai entregar ao colega um raio x do que o governador Jackson Barreto vem executando, para o bem dos sergipanos. Se depois disso, Valmir não se sentir satisfeito, poderá convidar o secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Chagas, para uma exposição no parlamento estadual, sobre as obras que estão ocorrendo, as que foram paralisadas e as que serão iniciadas. Valmir resolveu aceitar a sugestão.

DESPREZADO

A deputada Sílvia Fontes, PDT, falou loas sobre a obra de revitalização da orlinha do São Braz, em Nossa Senhora do Socorro, e Valmir Monteiro aproveitou para cobrar investimentos no IML e outras áreas. Tem dez milhões ou mais para uma orla, mas uma família sofre, porque tem que esperar até 20 horas, para o rabecão remover um corpo, depois de um acidente. Não dão valor a vida humana. Não há prioridade para o ser humano. Um exame de DNA dura mais de 30 dias, angustiando as mães de vítimas de acidentes, quando os corpos não podem ser identificados, sem este estudo. Cadê os equipamentos para fazer o exame de DNA? Cobrou o deputado Valmir Monteiro, nada satisfeito com as maravilhas ditas pela primeira-dama de Socorro e parlamentar.

DESCONHECIDO

O ex-deputado estadual Rosendo Ribeiro Filho (Ribeirinho) gostava de dizer que Sergipe só era notícia nacional, quando acontecia uma tragédia, coisa ruim. As boas coisas do Estado nunca eram noticiadas pela imprensa nacional. Rosendo cobrava muito uma posição dos proprietários das emissoras de televisão, para que divulgassem o Estado. Estava numa conversa com uma autoridade, quando este assunto veio no papo. Ele perguntou: por que a TV Sergipe não manda para a Globo os resultados e gols dos jogos do Confiança e Socorrense, quando estes acontecem em Sergipe? Acho que é falta de prestígio e pulso firme. Somos relegados ao último plano. O Confiança empatou com o América de Natal, no Batistão e a TV Globo no seu jornal do final da noite, exibiu apenas os gols de Sport Recife e Cururipe (AL), com vitória para os alagoanos. Outro dia, os gols da Socorrense contra o Sport só foram exibidos, porque a emissora afiliada da Globo de Pernambuco tem prestígios e manda as filmagens da Copa do Nordeste, com a participação dos times pernambucanos. Nós, de Sergipe, somos desprestigiados, porque os donos da afiliada da Globo não tem coragem de exigir tratamento igualitário, para divulgação do futebol de nosso Estado, mesmo que ele não esteja bem e os clubes sergipanos só são conhecidos, nacionalmente, se enfrentar equipes de fora nos seus respectivos estádios. Acho que ele tem razão. É preciso que não se pense apenas no dinheiro, mas que se tenha respeito aos telespectadores e amor a Sergipe. Mas quando eles terão isso?

Desprestígio da TV Sergipe perante a mãe Globo é uma coisa que envergonha a qualquer cidadão com amor ao Estado.

 

Claudio

Por Cláudio “Botafogo” Messias