Meio Ambiente

SMS vistoria casas fechadas com suspeitas de focos do Aedes aegypti


Dando continuidade às ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti e da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram uma vistoria com o objetivo de abrir duas residências que encontram-se fechadas na rua Simão Dias, no Centro de Aracaju. As demandas foram recebidas através do telefone 156, da Ouvidoria da Saúde, que tem sido uma ferramenta importante para ajudar a identificar possíveis focos do mosquito.

clique para ampliarFotos: Ascom/SMS
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarLarvas do mosquito foram encontradas em uma casa
clique para ampliar
clique para ampliarAgentes realizaram borrifação perifocal

 

Durante a ação, as equipes estiveram acompanhadas por um chaveiro contratado para abrir as casas. De acordo com o coordenador de campo, Elielson Rodrigues, sempre que há denúncias de focos em casas fechadas é preciso verificar se realmente há focos. “Não tem como abrir essas casas apenas com os agentes de endemias, por isso que trazemos um chaveiro. Em uma das casas, foram encontrados focos do mosquito durante a visita. Eliminamos esses focos e agora iremos notificar a situação dessa residência abandonada”.

O coordenador de campo ainda ressaltou que é preciso que o proprietário ou alguém responsável pelas casas apareça. “Pedimos que os proprietários dessas casas se conscientizem, pois, infelizmente, quem sai perdendo são os vizinhos, que podem ser contaminados pelo mosquito. Nossa forma de prevenir a vizinhança é através da borrifação perifocal que colocamos nas paredes das residências para eliminar os mosquitos. Esse produto fica instalado por até 60 dias e qualquer mosquito que encostar nessas paredes morrem na hora”, explicou.

A fiscal da Vigilância Sanitária, Maria Augusta Guimarães, também acompanhou a visita. “Nós da Vigilância Sanitária temos poder de polícia e caso ocorra alguma resistência para adentrar nas residências, atuamos como uma garantia de que a inspeção não é ilegal, por isso que sempre estamos acompanhando essas ações”, ressaltou a fiscal.

O trabalho em conjunto com a Ouvidoria é muito importante, mas é preciso que a população faça o uso adequado desse canal de comunicação. “Muitas vezes a gente perde tempo deslocando uma equipe para atender denúncias falsas ou denúncias que não são de competência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) resolver”, finalizou Elielson Rodrigues.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelos telefones 156 ou 2106-9770, através do e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou do atendimento presencial no endereço: Rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos.

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTEA+A-
Prefeitura Municipal de Aracaju

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *