Coluna Aqui & Acolá

SMS realiza mutirão contra o Aedes aegypti no bairro Cirurgia


clique para ampliarclique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

Durante este sábado, 16, os moradores do bairro Cirurgia receberam as visitas dos agentes de Endemias, Comunitários de Saúde e soldados do Exército em suas residências. É que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu mais um mutirão, que tem o objetivo de orientar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zíka Vírus. Ao todo, cerca de 2 mil imóveis foram visitados.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Raulinna Gomes, as visitas dos agentes são realizadas durante toda a semana, e aos sábados, as ações são uma forma de visitar as casas que foram encontradas fechadas durante a semana. “O mutirão acontece num bairro, mas os trabalhos também são realizados paralelamente nas demais localidades da capital sergipana de segunda à sexta. Essas ações aos sábados é uma forma de intensificar ainda mais os trabalhos nas áreas onde foram registrados os maiores índices de infestação do Aedes aegypti, através do último LIRAa, mas o combate acontece em todos os bairros. O bairro Cirurgia é um dos mais preocupantes, pois está com índice de infestação 2.6, que é considerado médio risco ou alerta”, destacou.

A coordenadora ainda explica que durante as visitas são feitas orientações simples aos moradores. “Em algumas casas encontramos vasos de plantas e até mesmo depósito de água dos animais que precisam sempre retirar a água acumulada. Por isso que é importante que os moradores abram as portas de suas casas, pois são coisas simples, mas que fazem toda a diferença quando há uma explicação sobre onde se encontra o perigo”, afirmou.

Para a moradora Carla Souza, essa alerta é essencial no combate ao mosquito. “Os agentes orientam muito bem o que precisamos fazer para eliminar os mosquitos. Eu já tive Chikungunya, sei como é ruim e quero prevenir minha família. Só me preocupo muito com as casas que ficam fechadas, porque é preciso que os donos dessas residências tomem providências para não proliferar o Aedes aegypti”, disse.

Já o morador José Zito, está fazendo uma reforma na casa, mas informa que orienta os pedreiros para não deixar água parada em baldes ou reservatórios. “Se não quero que minha família pegue uma dessas três doenças, preciso fazer a minha parte”.

Outra moradora que também não perde tempo no combate ao mosquito é a senhora Maria de Lourdes. “Eu tenho vasos de plantas, mas quando percebo que vai chover eu coloco areia para não acumular água. Também deixo todos os reservatórios fechados. Se cada um cuidar da sua casa, o mosquito não aparece”, ressaltou.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *