Geral

SMS realiza mais de 500 testes rápidos em evento na Orla Pôr do Sol


Em comemoração ao Dias dos Namorado a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou no último domingo, 12, da I Remada da Saúde e Qualidade de Vida. Durante o evento, que aconteceu na Orla pôr do Sol, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante realizou 556 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, sendo cinco destes reagentes para Sífilis. A ação, em parceria com a Faculdade Mauricio de Nassau, também ofertou outros serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, exames de glicemia e avaliação nutricional.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Débora Oliveira, o evento no Dia dos Namorados foi pensado para mostrar aos casais a importância do sexo seguro, com o uso de preservativos. “Nosso objetivo com esse evento é conscientizar a população sobre o uso da camisinha e para isso contamos com a parceria da faculdade ofertando diversos outros serviços, realizados pelos alunos dos cursos da área da saúde”, explicou.

clique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

 

O vendedor ambulante, Ricardo Fraga Silva, 38 anos, afirmou que ações como essas facilitam o acesso da população às orientações e cuidados com a saúde. “Muito bem planejado fazer esse evento na Orla Pôr do Sol, hoje é dia de ter muitos casais aqui porque é um ponto turístico do amor, então é muito legal a preocupação da SMS com a saúde da população. Eu já fiz o teste e liguei para minha esposa vir fazer também”, disse sorridente.

Para o diretor geral da Faculdade, Wagner Soares, o grande ganho do evento foi promover a integração entre os alunos e a comunidade. “Poder trazer nossos alunos aqui para que eles desenvolvam os conhecimentos adquiridos em sala de aula certamente é o grande ganho desse evento. É  muito importante que  eles entendam o seu papel de responsabilidade social junto à comunidade”, afirmou.

Participaram da ação, além da equipe do CTA Itinerante da SMS, 200 alunos da faculdade Mauricio de Nassau divididos em oito equipes com estudantes e graduados dos cursos de enfermagem, fisioterapia, radiologia e educação física.

As atividades de promoção à saúde duraram toda a manhã também com palestras sobre câncer de mama, colo do útero e próstata, orientações sobre saúde bucal com entrega de kits contendo escova de dente e creme dental para as crianças, além de massagens para os adultos e limpeza facial. Já na parte da tarde, os presentes participaram da remada pelas águas do rio Vaza Barris.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *