Coluna Aqui & Acolá

Servidores farão greve contra os baixos salários


GREVE POR SALÁRIOS

No próximo dia 9, mais de 20 mil servidores públicos estaduais paralisaram às suas atividades por 24 horas e vão fazer uma grande manifestação em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, para chamar a atenção dos parlamentares estaduais. Os barnabés reclamam dos constantes atrasos no pagamento de salários e a falta de reposição do poder aquisitivo.

02

BRINCANDO COM A VIDA

Diego Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), disse que o governador Jackson Barreto de Lima, PMDB, está brincando com a vida das pessoas, quando atrasa o pagamento dos salários, colocando as famílias em situação difícil.

03

IMORAL E ILEGAL

Na avaliação de Diego Araújo, o atraso no pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais é ilegal e imoral e não há motivo para o retardamento.

 

4

RADIOTERAPIA

A máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia continua quebrada. O problema começou no último dia 21 de julho e paralisou o tratamento de cerca de 50 pacientes oncológicos. De acordo com a assessoria de comunicação da unidade de saúde, um técnico viria de outro estado para realizar o conserto da máquina ontem, 1º de agosto, mas só chegou em Aracaju nesta quarta-feira, 2. Ainda segundo o Cirurgia, o profissional não chegou ontem porque houve um atraso no voo. A expectativa é de que ainda na manhã de hoje ele faça a avaliação e o possível conserto do aparelho.

5

MILITARES

O mandado de segurança impetrado pela Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese) recebeu os méritos do processo e o Governo do Estado de Sergipe precisará pagar o salário dos reformados inativos e pensionistas até o último dia de cada mês. O procedimento foi protocolado pela Associação no ano passado, quando começaram a ser atrasados e parcelados os vencimentos. De acordo com o presidente, o sargento Jorge Vieira, a iniciativa partiu de um grande quadro de dificuldades que a classe vem enfrentando. “Não poderíamos ficar inertes. Queremos dar um basta nessa situação. Esse dinheiro é verba alimentícia, as pessoas precisam para comprar alimentos, remédios, e outras coisas. São militares que trabalharam a vida toda, contribuíram, e necessitam do salário para sobreviver”, completa Vieira.

6

CONCURSO

A Procuradoria-Geral do Estado Sergipe relançou o edital de abertura de Concurso Público para o provimento de 05 vagas para o cargo de Procurador do Estado – sendo uma reservada para portador de deficiência – a ser realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/CEBRASPE). A remuneração inicial do cargo é de R$ 15.715,51 (quinze mil, setecentos e quinze reais e cinquenta e um centavos), para uma jornada de 30 horas semanais.

7

INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrerão das 10 horas do dia 8 de agosto de 2017 até às 18 horas do dia 28 de agosto de 2017 (horário oficial de Brasília/DF) e poderão ser realizadas no site da referida Instituição. O programa contempla as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Ambiental, Direito Urbanístico, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Financeiro e Direito Previdenciário.

8

PARALISARAM

Os servidores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) paralisaram as atividades ontem,a quarta-feira, 2, contra os cortes promovidos pelo Governo Federal que afetam o ensino superior em todo o país. Os manifestantes distribuíram panfletos, informando os impactos resultantes das medidas que vêm sendo adotadas desde o final do ano passado, que congelou os investimentos nas instituições públicas de ensino no país.

9

SETEMBRO

A expectativa é que os reflexos, na prática, ocorrerão a partir do mês de setembro. Na perspectiva do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs), pode haver férias coletivas e a UFS parar efetivamente por falta de recursos para mantê-la, consequência da escassez de recursos para pagamento dos contratos terceirizados, que mantêm os serviços de limpeza e vigilância da instituição, podendo, inclusive culminar com parcelamento de salários e de férias.

10

COMEMORAÇÃO

O Município de São Cristóvão está em festa pela comemoração do sétimo aniversário da Chancela da Praça São Francisco, 18 º Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil. Na terça-feira, 1º de agosto, dia do aniversário, turistas e moradores locais, tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades promovidas pelo Governo de Sergipe, Prefeitura Municipal de São Cristóvão e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-SE).

11

CPI DO LIXO

A Câmara Municipal de Aracaju já começou a contar os prazos para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os contratos firmados pela Prefeitura de Aracaju com a Torre Empreendimentos para a coleta do lixo e limpeza pública entre os anos de 2010 e 2016. As lideranças partidárias têm cinco sessões consecutivas, contadas a partir desta quinta-feira, 3, para apresentar os parlamentares que vão compor a CPI, que terá cinco membros.

12

GRATUIDADE

O deputado estadual Augusto Bezerra, DEM, propõe ao Governo do Estado a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal para os agentes penitenciários. Ele argumenta que é bom, também, para as empresas, porque terão maior segurança nas viagens.

13

CONCORDA

O deputado petista líder do Governo na Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto, disse que concorda com a proposta de Augusto Bezerra para que os agentes penitenciários possam viajar gratuitamente.

14

EDUCAÇÃO

O deputado Estadual, Antônio dos Santos, PSC, esteve no país da China como membro da União das Assembleias Legislativas (UNALE), e lá representou o Estado de Sergipe, por meio da Assembleia Legislativa de Sergipe, a ALESE. O evento na China ocorreu no início do mês de Julho deste ano, e lá o parlamentar apresentou um projeto que foi abraçado pelo bloco. Compõe o bloco do “Brics”, os países do Brasil, Russia, Índia, China, e África do Sul, e foi lá entre esses países que o deputado Antônio dos Santos falou sobre a igualdade na Educação.

15

EXPOSIÇÃO

“Na ocasião da minha exposição entre os países envolvidos,  destaquei Projeto de Integração de Compartilhamento de  Conteúdo da Educação, com  foco na igualdade nessa área. Ao final da minha apresentação fui pronunciado pela  ministra da    Índia, gostou muito da minha proposta, e também, pelo o representante da Rússia, que já convidou a Unale para participar de um evento por lá, onde, nessa conferência na Rússia, há a possibilidade de criarmos uma Rede de Integração da Educação do BRICS”, comemorou o parlamentar.

16

CIDADÃ

A deputada petista, Ana Lúcia, anunciou que esteve participando da solenidade de entrega de Título de Cidadania à Irmã Francisca, evento ocorreu na cidade de Pacatuba, município de Sergipe. “O título de Cidadã Sergipana pelos seus 49 anos de luta em favor dos mais necessitados e por reforma agrária na região do Baixo São Francisco”, disse a parlamentar.  A  missionária belga Mathilda Antoniette Christine Hendriex, mais conhecida como Irmã Francisca,  chegou em 1968 no Brasil, vinda da pequena cidade flamenga de Wilderen, na província de Namur, norte da Bélgica.

SAFADEZA NA DESO

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan) protocolou, na manhã de ontem, quarta-feira, 2, uma denúncia no Ministério Público Federal (MPF), alegando que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem passado informações confidenciais ao Consórcio Sanear Brasil, que venceu o processo licitatório do Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar estudos técnicos na empresa. O intuito do consórcio é fazer levantamentos sobre custos, operações e realizar pesquisas de viabilidade de uma parceria público-privada com a companhia.

IRREGULARES

O presidente do Sindisan, Sérgio Passos, disse que algumas empresas deste consórcio não têm certidões negativas de débito. “Elas não poderiam assinar o contrato, já que não estão habilitadas. Estamos combatendo uma situação irregular. Estamos no sentido de que todo esse processo pare até que o grupo esteja com toda a