Política

Sergipe promove discussão sobre legislação eleitoral


Da tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado estadual Ciro Simoni (PDT/RS), destacou o empenho da gestão do presidente Luciano Bispo (MDB) e de todos os parlamentares da Casa pela realização do Fórum Sergipano de Direito Eleitoral que, para ele, é um evento que ultrapassa os limites do Estado e interessa todo o território nacional.

Ao iniciar seu discurso, ele relembrou o sucesso que foi a Conferência da Unale realizada em Sergipe, há dois anos, já sob a gestão do presidente Luciano Bispo, e destacou a importância do evento atual. “O Fórum de Direito Eleitoral é um evento que interessa não apenas a Sergipe, mas é importante para o País. Estamos à beira de um período eleitoral e temos a oportunidade de discutir temas relacionados à nova legislação vigente, como o financiamento público de campanha”.

Em seguida, Ciro Simoni enfatizou que a Unale está acompanhando se as campanhas dos deputados estaduais no Brasil também serão contempladas. “Os partidos políticos fazem a discussão deste fundo eleitoral e nós estamos atentos porque se são recursos públicos, então eles devem alcançar todas as candidaturas em questão, de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e também de deputados estaduais”.

“Fala-se que querem financiar apenas as campanhas de deputados federais e a Unale não vai permitir e vai verificar a distribuição desses recursos. Sem contar que vivemos um novo momento da Comunicação Digital, e pudemos presenciar isso na greve dos caminhoneiros. Vimos muitas notícias veiculadas como ‘fake news’. É preciso ver como eles vão se comportar durante este período e como a Justiça Eleitoral vai reagir. Tudo isso nós vamos poder discutir durante este Fórum”, completou o presidente da Unale.

Luciano Bispo

Por sua vez, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo manifestou sua gratidão pelo apoio total dado pela Unale ao evento. “Quero agradecer pela presença do presidente Ciro Simone em Sergipe. A Unale foi uma parceira importantíssima para a realização deste evento, pelo tamanho que ele ganhou, tendo agora uma dimensão nacional. Fizemos uma grande Conferência aqui há dois anos e, estivemos juntos, recentemente, em Gramado (RS), com os presidenciáveis discutindo o futuro do nosso País”.

Luciano Bispo se mostrou preocupado com o desinteresse das pessoas em escolher seus representantes nas próximas eleições. “Agora em Tocantins, tivemos uma eleição com 50% de abstenções! O eleitor não quer ir às urnas! Votem em quem quiser, mas é preciso conscientizar o nosso povo. Não é possível ter uma eleição num País democrático como o nosso, com tantas abstenções. Trouxemos grandes especialistas nacionais para discutir esse assunto, a questão das redes sociais e o novo modelo de se fazer eleição. Eu fiquei surpreso com tanta modernidade e percebi que estamos bem distantes do que já se aplica por aí afora”, completou, destacando que o Fórum teve 1.300 inscrições registradas.

Venâncio Fonseca

O deputado Venâncio Fonseca (PSC) também destacou a presença do presidente Ciro Simoni em Sergipe e lembrou que ele foi eleito, recentemente, para o comando da Unale, mas já era um nome aguardado há algum tempo na instituição. “Ciro tem uma vida parlamentar de seis mandatos muito ativa na Unale. São 23 anos e em muitos momentos presenciamos discussões na entidade que contaram com sua participação brilhante, um homem de um equilíbrio fantástico, inteligente e amigo”.

Mais adiante, Venâncio disse que o novo presidente da Unale fará falta à política brasileira. “Ele fará falta na vida pública do País, justamente em um momento como este que atravessamos. Infelizmente ele não irá disputar a reeleição, mas vai deixar a marca de sua grande contribuição para a Unale e para os que virão, no futuro, se associar a esta entidade tão querida e tão importante para o parlamento, para os legislativos. Fico feliz em fazer uma amizade com uma pessoa tão do bem quanto Ciro, que orgulha qualquer amigo”.

Paulinho Filho

Por sua vez, o deputado estadual Paulinho Filho (PSC) destacou o empenho da Mesa Diretora da Alese pela realização do Fórum Sergipano de Direito Eleitoral. “Quero parabenizar a Unale pelo apoio, através do presidente Ciro Simoni, mas quero reconhecer o esforço da nossa Mesa Diretora e do presidente Luciano Bispo por esse Fórum, que marcou sua gestão pela Conferência da Unale há dois anos e agora este evento, com palestras interessantes e enriquecedoras, além de serem gratuitas, trazendo especialistas renomados, sem deixar de prestigiar os advogados do nosso Estado. É um trabalho marcante da Alese, nesta gestão, em parceria com a Unale”.