Educação

Seminário debate desafios da inserção do Serviço Social e da Psicologia na rede pública de educação


A programação do seminário “A educação brasileira em tempos de crise democrática” traz a Sergipe palestrantes com ampla experiência no tema para debater os desafios da inserção do Serviço Social e da Psicologia na rede estadual de educação: a Assistente Social e Professora Dra. Adriana Ferriz, a Psicóloga e Professora Dra. Milena Aragão e o professor e vereador de Aracaju Iran Barbosa.

O evento Acontece nesta quinta-feira, 20, das 8h às 17h, na Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju e é uma realização dos Conselhos Regionais de Serviço Social e de Psicologia (CRESS/SE e CRP 19). A atividade é gratuita e está com inscrições abertas no sites das duas entidades de classe.

Durante o seminário, profissionais das áreas do serviço social, psicologia, educação, estudantes e interessados no tema participarão de palestras, mesa de debates e grupos de discussão para debater os principais desafios da educação no contexto que o país se encontra, marcado por intensos retrocessos no campo dos direitos sociais, trabalhistas e de retração de políticas públicas.

Além do debate acerca da inserção do serviço social e da psicologia na política de educação, o evento irá discutir educação profissional e tecnológica, educação no campo e assistência estudantil.


Conheça os conferencistas


Adriana Ferriz é assistente social, formada pela Universidade Estadual da Paraíba, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui Mestrado em Sociologia Rural pela UFPB. Atualmente é professora Adjunta no Instituto de Psicologia, no curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora do Colegiado de Ensino de Graduação em Serviço Social. Tem forte atuação em pesquisa no campo da Politica de educação e a inserção do assistente social na educação, sobre democracia, controle social, orçamento participativo, ensino superior e expansão dos cursos de Serviço Social.


Milena Aragão Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul/RS, Mestrado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/RS e Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe. É professora do curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe, coordenadora de Pesquisa da Estácio/SE e coordenadora do LOB – Laboratório de Observação em Psicologia da mesma instituição. Tem ampla experiência com formação de professores e com temáticas relacionadas à Psicologia, Educação e Gestão de Pessoas.

Iran Barbosa é bacharel em Direito e História pela Universidade Federal de Sergipe. É professor da rede pública há 33 anos e atualmente leciona no Instituto de Educação Ruy Barbosa (Ierb), formando outros educadores. Dirigiu o SINTESE de 1995 a 2007. Atualmente é Vereador de Aracaju, função que já exerceu por três mandatos, mas foi também Deputado Federal e Secretário de Estado dos Direitos Humanos. Na condição de parlamentar, Iran tem aberto diálogo com assistentes sociais e psicólogos e suas entidades representativas para debater a inserção destes profissionais na política de educação.

Campanha


Durante o encontro, será lançada a Campanha “Serviço Social e Psicologia na Educação Estadual”, com o objetivo de impulsionar a luta das duas categorias em defesa da inserção das profissões da rede básica de educação pública.

Confira a programação do evento:

Seminário “A educação brasileira em tempos de crise democrática”

8h – Credenciamento
8:30h – 
Mesa de Abertura
9h – 
Conferência: Conjuntura educacional: Os desafios da inserção do Serviço Social e da Psicologia na rede estadual de educação.
Palestrantes :
Professor e Vereador Iran Barbosa
Assistente Social e Prof. Dra. Adriana Ferriz
Psicóloga e Prof. Dra. Milena Aragão.
10:30h – Debate
11:30h – 
Lançamento da Campanha “Serviço Social e Psicologia na Educação Estadual”
12h – 
Almoço 

14h – Mesa Redonda: Desafios da atuação do Assistente Social e Psicólogo frente à política de Assistência Estudantil.
15h – Grupos de 
Debates: Ensino Superior, Educação Profissional e tecnológica, Educação básica e educação no campo.
Facilitadores dos GD’s:
Fábio Santos, Assistente Social da UFS
Magaly Góes Nunes, Assistente Social e professora da UFS
Joelma Santos – Assistente Social do HUSE e da Escola Arquidiocesano.
17h – Encerramento

* Por: Débora Melo

Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE)

Assessoria de Comunicação
Débora Melo
(79) 9135-2726
CRESS/SE
Rua Dom José Thomaz Nº 683, Bairro São José, Aracaju/SE
(79) 3211-4991 /  3214-3487