Cidade

Segurança integrada para reduzir criminalidade em Aracaju


 

O vereador Bertulino Menezes (PSB) apresentou, na manhã desta quarta-feira, 10/06, durante o Grande Expediente na Câmara Municipal de Aracaju,  a proposta de segurança integrada por rádio-comunicação com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade em Aracaju.  “O programa De Olho na Rua deve ser fruto de uma parceria firmada entre condomínios e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Sergipe com o  objetivo é criar na comunidade  uma nova cultura na prevenção ao crime”, explicou.

 

“Através de uma rede de rádio-comunicação com dois canais, um interligando os condomínios entre eles, e outro, ligando os condomínios com as viaturas da polícia militar dos bairros, a comunidade passará a atuar de maneira mais proativa na prevenção de crimes e, consequente, na diminuição dos índices de criminalidade nas ruas e nas suas comunidades”, defendeu.

 

Ele alerta que, com a implantação do projeto, através de uma ação conjunta de profissionais e policiais na ação preventiva e repressiva, são esperados três benefícios diretos à comunidade: a economia de meios, evitando o deslocamento de efetivo motorizado, para atender ocorrências evasivas,  a exemplo dos trotes;  os profissionais poderão confirmar denúncias de contravenções efetivamente ocorridas através das técnicas de observação; orientação para o efetivo motorizado na identificação dos possíveis contraventores ou criminosos, através das técnicas de descrição e acompanhamento visual do deslocamento dos envolvidos.

 

Segundo Bertulino, o projeto estabelecerá um canal de comunicação rápido, qualificado e confiável entre funcionários de condomínios, síndicos e corpo policial promovendo uma maior interface entre esses agentes, formando uma rede de cooperação em busca da segurança do cidadão comum.

 

“Perseguindo a eficiência no desempenho profissional como elemento de suma importância para se atingir os objetivos postos, o projeto contempla treinamentos, capacitações e cursos para os  civis e a corporação policial”, argumentou.

 

O vereador revela que o projeto prevê aulas com noções básicas de segurança, segurança condominial, patrimonial e comunitária, primeiros socorros, utilização dos rádios-comunicação, dentre outras.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *