Educação

Seed e UFS promovem curso de formação para professores de salas de recursos


 
Foto: Ascom/Seed
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), deu início na manhã desta terça-feira, 25, a um curso de formação para professores que trabalham com alunos com deficiência em salas de recurso. A formação tem como público alvo professores de quatro escolas da rede estadual: Escola Estadual Profª Myriam de Oliveira Santos Melo, Escola Estadual São Cristóvão, Escola Estadual Augusto Maynard e Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento Júnior, e também os docentes de escolas do município de Nossa Senhora do Socorro.
O curso está sendo ministrado pela coordenadora do Núcleo de Fonoaudiologia da UFS, Rosana Givigi, e pela aluna de mestrado Juliana Nascimento de Alcântara. A duração será de 80h, e as aulas são nas modalidades presencial e a distância. Os encontros presenciais ocorrerão duas vezes por mês no Centro de Qualificação Profissional (CQP), e as aulas a distância serão realizadas através de fóruns de discussões. O curso tem previsão de término para o mês de junho.
A diretora da Divisão de Educação Especial da Seed (Dieesp), Maria Aparecida Nazário, ressaltou a necessidade deste curso para a formação dos docentes. “A idéia é que os professores comecem a repensar a prática pedagógica, principalmente com os alunos que têm necessidades especiais. Através desta parceria com a UFS, poderemos colaborar para facilitar esse acesso das pessoas com deficiência na rede regular de ensino”, disse.
Neste primeiro encontro, a coordenadora do Núcleo de Fonoaudiologia da UFS, Rosana Givigi, juntamente com a mestranda Juliana Alcântara, ouviram os relatos de experiências vividas pelos professores em sala de aula. Além disso, os professores participantes sugeriram temas e conteúdos para serem trabalhados nos próximos encontros, como adaptação curricular,  práticas pedagógicas e comunicação alternativa.
Rosana Givigi explicou que o curso tem como objetivo melhorar a prática pedagógica dos professores de salas de recursos, através da formação desses profissionais. “Sabemos que quando tratamos de alunos com deficiência as demandas são muito singulares. São questões físicas, de acessibilidade, de práticas pedagógicas. Nosso anseio é contribuir para a formação de um professor mais reflexivo e que esteja preparado para atuar numa diversidade de situações que hoje está posta na escola, que é um direito de todos”, afirmou.
Importância
Os professores de salas de recursos que estão participando destacaram a importância do curso de formação para eles. Foi o caso da professora Maria Angélica de Jesus Santos, que trabalha na Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento Júnior. Para ela, é através de formações como essa que os profissionais da educação poderão ter mais conhecimentos das práticas pedagógicas com alunos especiais. “Acredito que esse curso deveria ser oferecido constantemente. É importante nós termos esses momentos. A sociedade é dinâmica e precisamos ter mais conhecimentos nessa área. Eu tenho quatro alunos especiais, e o trabalho com cada um tem que ser individualizado”, disse.
Maria do Carmo Bomfim, que ensina na Escola Municipal Neuzice Barreto Lima, em Nossa Senhora do Socorro, declarou seu desejo de que essa formação se estenda também para outros profissionais da comunidade escolar. “Na educação inclusiva precisamos ter profissionais muito bem preparados. Não adianta o sistema adotar a educação inclusiva se os professores não forem muito bons. As pessoas vão se deparar com a realidade e não saberão lidar com ela. Temos que ter essa preparação e acredito que deveria se estender também para a equipe das escolas”, afirmou ela, que trabalha com um aluno autista.
Já a professora Jailde Resende da Costa Viana, que ensina a 20 alunos em sala de recursos multifuncionais na Escola Estadual Augusto Maynard, também elogiou bastante a iniciativa do curso de formação. “A inclusão é um fato, é algo que já existe. E é muito bom para os professores estarem cada vez mais ampliando os seus conhecimentos, através desse curso de formação”, declarou.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *