Meio Ambiente

Seca castiga cidades do sertão e põe a Defesa Civil em alerta


 

Por Cláudio “Botafogo” Messias

 

Mesmo com algumas áreas recebendo chuvas, a situação de vários municípios sergipanos é de calamidade, colocando a Defesa Civil em alerta, por conta da estiagem de três anos.

Numa situação de emergência estão 23 municípios, quase um terço das cidades sergipanas.

Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha e Monte Alegre de Sergipe vivem um quadro caótico, sobretudo, na zona rural.

A Defesa Civil disponibilizou 53 carros-pipas para as quatro cidades, que serve para o consumo animal.

Para que a economia não degringole de vez, aumentando a fome e o desemprego, são distribuídas 11 mil toneladas de rações para os animais, para que eles não morram de fome nas pequenas propriedades.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que de as chuvas não irão ser suficientes, para regularizar a situação.

A Defesa Civil Estadual atua de forma eficiente, para evitar o pior nas cidades mais castigadas.

O tenente-coronel Mendes, coordenador da Defesa Civil do Estado, garante que há um controle efetivo do que está acontecendo.

Existem equipes nos municípios, com um processo de monitoramento, conversamos com os prefeitos e as demandas são analisadas semanalmente e à medida que for necessário, ampliaremos a ação da Defesa Civil, disse.

Temos um contrato com uma compra de cem mil cestas de alimentos, para serem usadas na ação de segurança alimentar, reforçou Mendes.

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *