Cidade

Sábado é dia de mutirão de combate ao Aedes aegypti no bairro América


Dando continuidade às ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado, 11, mais uma força tarefa “Todos contra o mosquito”. Desta vez, o mutirão vai acontecer no Bairro América e deve reunir cerca de 100 agentes de Saúde e Endemias. A concentração será às 7h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa, localizada na rua Guanabara.

Para a coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, a força tarefa realizada no fim de semana tem ajudado bastante no trabalho de controle do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “O resultado dessas ações pôde ser percebido através do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em maio.  O índice de infestação na capital foi de 0,8, valor considerado como “baixo risco”, o melhor resultado dos últimos oito anos. Os mutirões têm contribuído bastante para a redução do índice, mas temos também que ressaltar que a população tem colaborado efetivamente com o nosso trabalho”.

Ainda segundo a coordenadora, a força tarefa do sábado tem como prioridade os imóveis que ficam fechados de segunda a sexta-feira. “No trabalho realizado durante a semana, nem sempre os agentes encontram os moradores em casa, por isso que no final de semana a gente monta uma equipe maior para visitar esses imóveis. Nosso objetivo é diminuir cada vez mais o índice de infestação e, para isso, temos que entrar no maior número possível de imóveis”.

É importante reforçar que o combate ao Aedes aegypti deve ser uma preocupação de todos, os agentes estão diariamente nas ruas, mas a comunidade pode e deve ajudar. São cuidados simples que devem ser tomados por todos, como: tampar os tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, usar telas nos ralos e manter as lixeiras bem tampadas.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *