Direito & Cidadania

RETRATO HUMILHANTE DO BRASIL:Cadeirante se arrasta para embarcar em voo no Paraná


  • 2.dez.2014 - Katya Hemelrijk é cadeirante e precisou se arrastar para embarcar em avião que saiu de Foz do Iguaçu, nesta madrugada2.dez.2014 – Katya Hemelrijk é cadeirante e precisou se arrastar para embarcar em avião que saiu de Foz do Iguaçu, nesta madrugada

A cadeirante Katya Hemelrijk, 38, precisou se arrastar para subir as escadas de um avião da Gol na madrugada desta segunda-feira, já que os equipamentos especiais que a executiva necessitava não estavam disponíveis. O fato aconteceu no aeroporto de Foz do Iguaçu (PR). As informações são da Folha de S.Paulo.

Portadora de uma doença genética rara conhecida como “síndrome dos ossos de cristal”, Katya estava acompanhada de seu marido e foi informada de que teria de esperar quatro horas para que o equipamento necessário chegasse (o aeroporto não possui pontes de embarque).

Katya não aceitou a sugestão e, após todos os passageiros embarcarem, vestiu uma calça de tecido leve e iniciou o trajeto para chegar ao avião. Foram cerca de cinco minutos de subida e 15 degraus até a chegada da executiva à aeronave.

De acordo com a passageira, o fato foi humilhante. “Ofereceram para me carregar no colo, o que não aceitei. É uma humilhação e, nesse caso, há risco de quebrar minha perna se me pegarem de forma errada. Como não havia condições dignas para que eu embarcasse, subi por conta própria”, afirmou.

A Gol informou que seu equipamento especial para cadeirantes não estava disponível e que tentou buscar o aparelho em outras empresas aéreas,  mas não obteve sucesso. A companhia alegou também ter oferecido alternativas à cliente, que optou por realizar o trajeto por conta própria, e que “tomará as medidas necessárias para evitar que casos como este voltem a acontecer”.

(Com informações da Folha de S.Paulo)

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *