Arte & Cultura

Resgate das raízes culturais é tema central em simpósio de Carnaval


Simpósio do Carnaval propõe resgate de raízes culturais
Evento acontece pela primeira vez na capital
20/02/2017  17:01
Exposição retrata aspectos históricos do carnaval sergipano (Foto: Portal Infonet)

Nesta segunda-feira, 20, teve início o I Simpósio do Carnaval de Aracaju. O evento conta com exibição de filmes, mesas redondas e apresentações, exposições e oficinas, com o objetivo de retratar as raízes e fazer apanhados dos aspectos históricos do carnaval sergipano.

“A proposta é conhecer um pouco dessa história, debater como está a realidade do Carnaval hoje e, a partir daí, pensar em estratégias para desenvolver a festa no futuro”, comenta Nino Karvan, diretor de arte de cultura da Fundação Cultural da Cidade de Aracaju (Funcaju).

Outro propósito do Simpósio é a inserção de outros grupos no Carnaval, que possuam, além de tradição, trabalhos sociais consolidados, como o cacumbi, de acordo com Sílvio Santos, presidente da Funcaju.

“Queremos estimular uma agenda de carnaval, porque significa a preservação da cultura, e também um trabalho social dos blocos. Vários deles têm vida cotidiana com formação de jovens em arte e percussão, ou na cultura, com influência dos blocos afros, frevo, samba. Visamos a preservação da cultura para que as novas gerações se incorporem no carnaval”.

Sílvio Santos, presidente da Funcaju, fala em preservar a cultura do Carnaval (Foto: Portal Infonet)

O evento acontece até a próxima quinta-feira, 23, no Centro Cultural de Aracaju. Confira a programação completa.

20/02/2017 – Segunda-feira

14h – Credenciamento

15h – Abertura da exposição a Magia do Carnaval

16h – Exibição de filme: “A Suíssa Desce o Morro”

17h – Concerto com Orquestra Sinfônica da Escola de Artes Valdice Teles.

21/02/2017 – Terça-feira

14h – Mesa redonda: Um olhar sobre os carnavais de Aracaju no século XX.
Palestrante: Janaína Couvo – Aracaju (SE)
Debatedores: Gladston Santos (Baile dos Artistas) e Maria Isabel N. Santos. Cantora e pesquisadora (Escola de samba Tubarão da Praia).

22/02/2017 – Quarta-feira

Nino Karvan fala dos objetivos do I Simpósio do Carnaval de Aracaju (Foto: Portal Infonet)

14h – Mesa Redonda: Blocos Percussivos no carnaval de Aracaju.  Gibaldo Souza Santos – Axé Kizomba, Pedro Mendonça – Burundanga, Tom Toy – Lateiros Curupira e Irivan de Assis – Quilombo.

16h – Exibição do documentário: “Guitarra Baiana, a Voz do Carnaval”.

23/02/2017 – Quinta-feira

08h às 12h – Oficina de confecção de máscaras carnavalescas.

14h – Mesa redonda: Carnaval de Aracaju: Qual o futuro que podemos construir?  Debatedores – Mércia Barreto – Rasgadinho, Gibaldo Souza Santos – Liga Oficial Sergipana de Blocos e Escolas de Samba e Edson dos Santos Liga Sergipana de Blocos Carnavalescos.

16h – Primeiro encontro de tambores de Aracaju com os grupos: Axé Kizomba, Burundanga, Sucata Sonora, Quilombo e Lateiros Curupiras.